Jornal de Angola

Guitarrist­a Jorge Rosa toca clássicos angolanos

ILHA DE LUANDA

- ROQUE SILVA

|

O guitarrist­a e intérprete Jorge Rosa actua amanhã, às 22h30, na esplanada Grill, na Ilha de Luanda, num concerto em que interpreta temas da sua autoria e do cancioneir­o angolano.

Segundo o músico, o espectácul­o tem duas horas ao longo das quais vai fazer uma viagem aos sucessos da música popular urbana, como “Kalumba”, “Manhinga Mami”, “Ngexile Mutunda Sambila”, “Maria dya Pambala”, de Sofia Rosa, “Belita”, de Artur Adriano, e “Lumoxi” e “Nga Ngibidisa”, de Ilda Rosa.

Do alinhament­o do concerto constam temas como “Muimbu Ua Sabalu”, de Mário Pinto de Andrade e Rui Mingas, e outros do folclore nacional que mereceram arranjos de artistas, como “Muxima” e “Hoola Hoop”, além de canções de autores estrangeir­os, entre as quais “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobin, “Você é linda”, Caetano Veloso, “Samba da Bênção”, de Vinícios de Morais e Baden Powel, constam igualmente do alinhament­o. Jorge Rosa, que se apre- senta sozinho, vai aproveitar a ocasião para interpreta­r temas do seu primeiro disco, “Axiluanda”, que se encontra em fase de gravação.

Gisela Branco, gestora da esplanada, referiu que o artista Jorge Rosa abre, com o concerto, um novo espaço musical de 50 lugares. A ideia, explicou, é dar mais destaque à divulgação da arte angolana, particular­mente a música e as artes cénicas.

“O número de clientes tem vindo a aumentar considerav­elmente, daí a ideia de abrir um espaço de cultura, onde as pessoas possam divertir-se e ouvir o melhor da música angolana”, disse.

Jorge Rosa saiu do anonimato nos últimos cinco anos e actualment­e é um dos rostos de referência nos espaços de promoção da música angolana, com destaque para o Kilamba, Cine Nacional, Chá de Caxinde, Miami Beach, Marítimo da Ilha, Elinga Teatro e Weza Paradise. Participou na II Trienal de Luanda 2010, da Fundação Sindika Dokolo. Aprendeu os primeiros acordes ainda na infância, por influência do ambiente familiar, de que fazia parte Sofia Rosa, seu tio.

 ??  ?? Artista interpreta temas da música popular urbana e alguns sucessos mundiais
Artista interpreta temas da música popular urbana e alguns sucessos mundiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola