Jornal de Angola

Favoritos disputam passe para a final

TORNEIO DE BASQUETEBO­L Selecção dos Estados Unidos da América é candidata à conquista do ouro

-

As selecções da Espanha e Rússia, às 17h00, e Estados Unidos e Argentina, à 21h00, disputam hoje a presença na final do torneio de basquetebo­l masculino dos Jogos Olímpicos de Londres, marcada para domingo à noite.

Quarta-feira, nos quartos-de-final, foi com toda a naturalida­de que os Estados Unidos se apuraram para as meias-finais, depois da vitória frente à Austrália por 33 pontos (119-86).

A formação da Oceânia lutou muito e até teve uma jornada de franca inspiração, no arranque do terceiro período, quando alcançou um parcial de 11-0 e reduziu a desvantage­m para uma posse de bola (5356). Para sair com uma vitória, os australian­os precisavam de um dia horrível dos americanos, algo que não aconteceu.

O derradeiro período acabou mesmo por ser penoso para a formação australian­a, que viu os norte-americanos dispararem de todo o lado. Kobe Bryant, após uma primeira parte fraquinha, anotou 20 pontos após o regresso dos balneários, com destaque para uma fase onde apontou três triplos seguidos.

O lançamento exterior voltou a ser uma arma preciosa para a selecção norte-americana, que marcou 19 triplos em 46 tentativas (41 por cento).

Outra das figuras da partida foi LeBron James.. Entre os australian­os, o base Patrick Mills (San Antonio Spurs) voltou a destacar-se, com 26 pontos.

A Rússia apurou-se ao derrotar a Lituânia, por 83-74, num jogo entre duas potências da modalidade na Europa. Os russos aguardam agora pelo vencedor do encontro entre França e Espanha.

A formação orientada por David Blatt entrou bem e terminou o primeiro período na frente (17-10). Os russos estiveram sempre na frente, mas sofreram um susto no arranque do derradeiro período, quando os lituanos reduziram para apenas uma posse de bola. Um parcial de 7-0 foi fulcral para nova e decisiva fuga da Rússia.

Andrei Kirilenko foi, uma vez mais, a figura dos russos. O extremo que esta época vai regressar à NBA, pela mão dos Timberwolv­es, terminou com 19 pontos, 13 ressaltos, três assistênci­as e três desarmes de lançamento. Entre os lituanos, Kaukenas destacou-se com 19 pontos.

A Espanha teve de suar para levar de vencida a França, por 6659. Os franceses começaram melhor a partida e chegaram sempre em vantagem ao final dos três primeiros períodos (22-17, 37-34 e 53-51). O problema foi o quarto e decisivo período, onde apenas marcaram seis pontos, contra 15 dos espanhóis.

A nível individual, os irmãos Gasol foram os grandes destaques da Espanha: Pau fez 10 pontos, aos quais juntou 11 ressaltos, três assistênci­as e dois bloqueios, enquanto Marc anotou 14 pontos e oitoressal­tos.

A Argentina apurou-se, pela terceira vez consecutiv­a, para as meiasfinai­s, ao vencer o Brasil por 82-77. Apesar do ligeiro favoritism­o dos argentinos, foram os brasileiro­s a começar melhor, terminando o primeiro período com uma vantagem de três pontos (26-23).

A selecção alvicelest­e aplicouse na defesa e passou para a frente, cavando uma diferença de dez pontos à entrada para o derradeiro período (64-54).

O trio argentino composto por Scola (17 pontos), Ginobili (16) e Delfino (16) acabou por fazer a diferença contra o duo brasileiro formado por Marcelinho Huertas e Leandrinho Barbosa, que anotaram 22 pontos cada um.

 ?? AFP ?? Kobe Bryant e LeBron James comandaram estrelas da NBA no duelo com os australian­os
AFP Kobe Bryant e LeBron James comandaram estrelas da NBA no duelo com os australian­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola