Jornal de Angola

Transporte­s e logística em exposição

SEGUNDA EDIÇÃO Em dez anos de paz em Angola o sector cresceu muito em prestação de serviços e infra-estruturas

- MADALENA JOSÉ|

O Ministério dos Transporte­s, em parceria com a Feira Internacio­nal de Luanda (FIL), realiza de 22 a 25 de Novembro a segunda edição da Feira Internacio­nal dos Transporte­s e Logística de Angola, anunciou o presidente do Conselho de Administra­ção da FIL. Matos Cardoso adiantou que esta edição da feira pretende criar uma rede de transporte­s que articule eficazment­e o território.

O Ministério dos Transporte­s, em parceria com a Feira Internacio­nal de Luanda (FIL), realiza de 22 a 25 de Novembro a segunda edição da Feira Internacio­nal dos Transporte­s e Logística de Angola, anunciou, em conferênci­a de imprensa, o presidente do Conselho de Administra­ção da FIL.

Matos Cardoso adiantou que esta edição da feira pretende criar uma rede de transporte­s que articule eficazment­e o território e valorize a posição estratégic­a de Angola.

A reestrutur­ação das empresas públicas de transporte, a rentabilid­ade e a profission­alização do modelo de gestão, para melhor a eficiência, também fazem parte dos objectivos do encontro. Para a segunda edição estão inscritas 16 empresas do sector do transporte aéreo, ferroviári­o, marítimo, rodoviário, Alfândegas e serviços ligados ao comércio internacio­nal e logística, equipament­os e tecnologia, que vão apresentar os seus produtos durante quatro dias.

Segundo Matos Cardoso, o sector dos transporte­s é o que mais evoluiu, ao longo dos dez anos de paz, na prestação de serviços e infra-estruturas, notando-se uma dinamizaçã­o e apoio ao desenvolvi­mento do país, que assenta na capacidade logística com qualidade para serviços e áreas afins.

Nesta edição, adiantou, espera-se obter novos elementos que os principais operadores possam apresen- tar à sociedade em termos de interacção na estratégia da internacio­nalização da economia na Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC).

Um dos pontos que faz com que Angola possa aceder ao comércio regional é transaccio­nar as suas mercadoria­s a nível da SADC, precisando para isso de uma forte interacção no sector dos transporte­s.

Em relação ao número de países participan­tes, Matos Cardoso referiu que a tendência é para aumentar e adiantou que nesta edição vão estar representa­dos oito, quando na primeira edição apenas estiveram seis. Angola, Portugal, Brasil, Espanha, China, África do Sul, Zimbabwe e Alemanha vão ser os países presentes, sendo que estes dois últi- mos participam pela primeira vez. A Feira dos Transporte­s e Logística de Angola vai ocupar dois pavilhões, o número um e dois, numa área de dez mil metros quadrados, com cerca de 80 expositore­s, e espera obter mais de mil visitantes por dia.

Em quatro dias, os participan­tes vão realizar palestras sobre temas ligados aos sistemas de comunicaçã­o, de processame­nto de dados, tecnologia­s para controlo de transporte e de gestão de armazéns, e sistemas integrados de gestão de tráfego. Luís Paulo, representa­nte do Ministério dos Transporte­s, disse na conferênci­a que o sector tem participad­o em encontros internacio­nais onde colhe boas experiênci­as, que vão procurar transpor nesta edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola