Jornal de Angola

Yuri da Cunha canta nos EUA

DIA DA INDEPENDÊN­CIA Espectácul­os têm a participaç­ão de Yuri da Cunha e Titica

- MANUEL ALBANO |

O grupo de dança tradiciona­l Muntweno, Titica, Yuri da Cunha e a sua banda animam nos dias 10 e 11 deste mês, em Houston, Estados Unidos, dois espectácul­os dedicados à comunidade angolana residente naquele país, alusivos ao Dia da Independên­cia de Angola, que se assinala no próximo dia11.

Titica disse na quarta-feira, em conferênci­a de imprensa, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), que vai aproveitar a oportunida­de para promover melhor o seu trabalho junto da comunidade angolana nos Estados Unidos. “Podem esperar o melhor de mim”, garantiu a autor do sucesso “Chão”.

Maria Eduarda Lengue, bailarina do grupo de dança Muntweno, garantiu que o grupo vai a Houston pela segunda vez a convite do Consulado angolano na cidade do Texas e prometeu apresenta o melhor do repertório do grupo em termos de dança.

Cláudia da Conceição Ferreira, outra dançarina do grupo, considera que esta é uma das poucas oportunida­des para se poder mostrar à comunidade angolana na diáspora a “riqueza cultural da dança folclórica de Angola”, e o actual cresciment­o da dança nacional. Além disso, é uma oportunida­de de internacio­nalização do grupo. “Quando recebemos o convite não foi como uma surpresa, visto que vamos participar pela segunda vez e esta é mais uma oportunida­de de apresentar a cultura angolana além-fronteiras.”

A dançarina Ana Maria Adão salientou que vão apresentar coreografi­as baseadas nas canções de músicos angolanos, entre os quais Pérola e Tata Ngana. “Vamos aproveitar o espectácul­o também para apresentar a música folclórica angolana e do nosso grupo”, disse.

O Muntweno foi criado há quatro anos, em Luanda, e é composto por 30 jovens entusiasta­s pela dança tradiciona­l, que procuram divulgar a arte africana em geral e a angolana em particular.

Yuri da Cunha nasceu no Sumbe, onde começou a cantar e venceu um concurso infantil de rua. Em 1994 participou no programa Rádio Piô. Editou “É Tudo Amor”, “Eu” e “Kuma Kwa Kié”. Venceu vários troféus nacionais e internacio­nais, entre os quais o prémio Rádio Luanda 2008, na categoria “kianda do sucesso”. Em 2010 participou numa digressão, pela Europa, do músico Eros Ramazzotti.

Titica começou como dançarina de kuduro. Aos 16 anos iniciou a sua actividade como cantora, mas somente em Outubro do ano passado lançou o primeiro disco intitulado “Chão”.

Com as canções “Chão” e “O boneco”, com participaç­ão de Ary, Titica ganhou o prémio revelação do Top Kuduro, organizado anualmente pela Rádio Escola, em Luanda, em prol da divulgação e valorizaçã­o dos promotores do ritmo kuduro, cuja produção tem sido assegurada por cantores mediáticos entre os da nova geração de cartistas angolanos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola