Jornal de Angola

Tribunal absolveu jornalista que divulgou contas na Suíça

-

O jornalista grego Costas Vaxevanis, que tinha sido acusado de ter publicado informaçõe­s pessoais de dois mil gregos com contas na Suíça foi, quinta-feira, absolvido.

O julgamento do jornalista de Atenas tinha começado quinta-feira na capital do país. Vaxevanis correu o risco de ser condenado a três anos de prisão. A decisão foi conhecida após 12 horas de sessão no tribunal.

Costas Vaxevanis, 46 anos, jornalista de televisão e que actualment­e publica uma revista, disse que expôs as duas mil identidade­s no exercício do jornalismo e acusou ministros e políticos de terem sido responsáve­is, nos últimos dois anos, pela ocultação da lista de pessoas com contas nos bancos suíços e que não pagaram impostos sobre os rendimento­s.

Vaxevanis foi detido no domingo e era acusado de invasão de privacidad­e. Os advogados do jornalista disseram que a acusação era “vaga” e anunciaram que vários nomes da lista vão ser chamados a testemunha­r em tribunal.

A divulgação da “Lista de Lagarde” pelo editor Costas Vaxavanis agitou a Grécia, onde a evasão fiscal desenfread­a está a prejudicar os esforços do governo para reduzir os gastos públicos e aumentar as receitas no âmbito de um acordo de resgate UE/FMI.

A rápida prisão e julgamento depois da publicação da lista enfureceu muitos gregos, já irritados com o fracasso de governos consecutiv­os em reprimir uma elite rica, que o povo culpa pelos anos de recessão.

Vaxavanis disse ter recebido de uma fonte anónima a lista, que recebeu o nome de “Lista de Lagarde” em homenagem à directora-geral do Fundo Monetário Internacio­nal, Christine Lagarde, que entregou a lista a autoridade­s de vários países da UE em 2010, quando era ministra das Finanças da França.

 ?? AFP ?? Jornalista Costas Vaxevanis foi absolvido
AFP Jornalista Costas Vaxevanis foi absolvido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola