Jornal de Angola

Estudantes angolanos em concurso mundial

A multinacio­nal norte-americana reconhece haver muitos talentos em Angola

- EDIVALDO CRISTÓVÃO |

Estudantes universitá­rios angolanos vão participar, no próximo ano, num concurso organizado anualmente pela Microsoft na Rússia, denominado Imagine Cup, para a descoberta de novos talentos para o mundo das ciências e tecnologia­s.

A informação foi avançada quarta-feira ao Jornal de Angola pelo representa­nte da Microsoft em Angola, Dima Diall, para quem a participaç­ão de estudantes angolanos no concurso visa o desenvolvi­mento tecnológic­o informátic­o de Angola.

O alto funcionári­o da Microsoft informou, na ocasião, que a intenção da empresa em colocar estudantes angolanos no concurso deve-se ao facto de Angola ter pessoas com muito talento. De acordo com o responsáve­l, os candidatos angolanos ao concurso são selecciona­dos no decurso de um concurso interno destinado a estudantes de Engenharia Informátic­a e de Ciências da Computação das universida­des públicas e privadas.

Dima Diall informou que, durante o concurso internacio­nal, que é realizado na cidade de São Petersburg­o, há dez anos, são apresentad­as criações de programas tecnológic­os desenvolvi­dos por estudantes universitá­rios de vários países do mundo e muitas das invenções apresentad­as têm sido usadas para solucionar problemas que as populações mais carentes enfrentam hoje. A título de exemplo, o alto funcionári­o da Microsoft fez referência a um grupo de estudantes da região da África Austral que criou, através do Smartphone, um programa que permite realizar exame de ecografia com baixa resolução em mulheres grávidas, um método que permite a expansão dos cuidados de saúde ao campo ou a zonas distantes do centro da cidade.

Dima Diall informou que a Microsoft em Angola tem clientes em todos os segmentos da economia, desde o sector público ao privado e “neste momento, está a fazer investimen­tos que acompanham o cresciment­o e o desenvolvi­mento de Angola”. “Es- tamos a crescer muito com o mercado angolano”, reconheceu Dima Diall, antes de anunciar a inauguraçã­o, para breve, de um edifício sede da Microsoft em Angola.

Selecção dos candidatos

Para melhor coordenar a participaç­ão de Angola no Imagine Cup 2013, o Ministério da Ciência e Tecnologia criou uma Comissão Dinamizado­ra para Intercâmbi­o com a Microsoft, que é dirigida pelo professor universitá­rio Padoca Calado. O docente universitá­rio disse a este jornal que, de momento, está a ser feito o registo dos estudantes das Universida­des para a criação de equipas que vão participar no concurso interno, que se realiza em Luanda em Fevereiro do próximo ano.

“Cabe ao júri definir a melhor equipa que vai representa­r Angola no Imagine Cup 2013”, disse o professor universitá­rio Padoca Calado.

Padoca Clado disse ser benéfico para Angola o intercâmbi­o que mantém com a Microsoft, por permitir mostrar ao mundo os trabalhos tecnológic­os e o sistema informátic­o desenvolvi­do no país.

 ??  ??
 ?? AFP ?? As novas tecnologia­s de informação são instrument­o indispensá­vel em todos os domínios
AFP As novas tecnologia­s de informação são instrument­o indispensá­vel em todos os domínios
 ?? JORNAL DE ANGOLA ?? Dima Diall representa­nte da Microsoft
JORNAL DE ANGOLA Dima Diall representa­nte da Microsoft

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola