Jornal de Angola

Angola no Congresso dos Médicos da comunidade de países lusófonos

-

Uma delegação da Ordem dos Médicos de Angola participa, de 16 a 19 deste mês, na Cidade da Praia (Cabo Verde), no VI congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP).

O objectivo do encontro, de periodicid­ade anual, é criar uma plataforma de partilha de experiênci­as e de conhecimen­tos entre os médicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da apresentaç­ão de temas de interesse comum, indicou ontem à agência de notícias africanas PANA uma fonte da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, que organiza o evento.

De acordo com a mesma fonte, além do país organizado­r e de Angola, devem participar ainda no congresso médicos e profission­ais da saúde da Guiné-Bissau, de Moçambique, do Brasil, de Portugal, de São Tomé e Príncipe, de TimorLeste e de Macau.

A este encontro, que decorre sob o lema “governação em saúde: compromiss­o para a melhoria dos cuidados”, segue-se a realização do VII Congresso da Associação de Saúde Mental de Língua Portuguesa. O V Congresso da CMLP decorreu de 18 a 19 de Agosto em Luanda, sob o lema “Melhorar a saúde no espaço da CMLP: um desafio com múltiplas especifici­dades”. Na ocasião os congressis­tas, num total de 200, debateram aspectos atinentes à saúde mental, à violência sexual contra crianças, às reformas psiquiátri­cas, entre outros assuntos. Na altura, o então presidente do congresso, o bastonário da Ordem dos Médicos de Angola, Carlos de Sousa, afirmou que o encontro da capital angolana permitiu abordar matérias de elevado interesse para esta comunidade de países lusófonos. Os participan­tes, disse na ocasião Carlos de Sousa, deram ênfase à “necessidad­es comuns que se relacionam com o desenvolvi­mento humano”.

Na sequência do congresso de Luanda, o cargo de presidente da CMPL passou a ser assumido pelo bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC), Júlio Barros de Andrade.

 ?? JORNAL DE ANGOLA ?? Cimeira de Luanda definiu prioridade­s que devem ser reforçadas nos próximos anos
JORNAL DE ANGOLA Cimeira de Luanda definiu prioridade­s que devem ser reforçadas nos próximos anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola