Jornal de Angola

Presidente da República da Síria denuncia plano para dividir o país

DISCURSO À NAÇÃO

-

O Presidente sírio disse ontem haver um plano estrangeir­o para dividir o país e que a sua missão é “defender a Síria dos seus inimigos” no conflito que definiu como “nunca visto” na região. No primeiro discurso à nação em cinco meses, Bashar al-Assad afirmou que “por trás das milícias rebeldes está a ideologia da rede terrorista internacio­nal Al Qaeda”.

Há, garantiu, um conflito entre a pátria e os seus inimigos, o povo e os seus assassinos. Mas, afiançou também, “a Síria é mais forte do que os seus inimigos e vai dar-lhes uma lição”.

Basjhar al-Assad, que falava em frente à Casa da Cultura e das artes de Damasco para uma multidão que o ovacionou várias vezes, agradeceu à China, à Rússia e ao Irão por se manterem firmes e “lutarem contra a ingerência” dos países ocidentais e árabes que “participam na conspiraçã­o internacio­nal” contra a Síria.

“Estamos numa situação de guerra, em todo o sentido da palavra, contra um inimigo externo”, disse e realçou que “defender o país é uma opção legítima e legal”. Assad defendeu novamente “a resposta militar contra os terrorista­s”, pois “os que falam apenas de uma solução política para o conflito ou são ignorantes ou utilizam a mesma linguagem dos criminosos”.

No mesmo tom, acusou os rebeldes de não serem opositores mas terrorista­s que atendem a interesses estrangeir­os, o que transforma a guerra na Síria “num conflito externo e numa ocupação política”.

“Mantemos diálogo com qualquer um que discorde enquanto os seus princípios estiverem baseados no patriotism­o e não quiser vender o país aos inimigos”, acrescento­u. A guerra civil na Síria, referem números da Organizaçã­o das Nações Unidas, causou mais de 60 mil mortos desde Março de 2011.

 ?? AFP ?? Bashar al Assad propõe diálogo nacional
AFP Bashar al Assad propõe diálogo nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola