Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- NEUSA JOÃO | DOMINGOS LUCAS JOAQUIM PIRES |

As escolas do país vão tornar a abrir em Fevereiro e espero que se veja a questão das desistênci­as, por diversas razões, por parte dos alunos. Penso que as direcções das escolas, em particular as do ensino primário, devem preocupar-se em saber as razões por que crianças abandonam a escola.

Queremos que todas as crianças estejam a estudar. Nenhuma deve estar fora do sistema do ensino. O país precisa de preparar o futuro. E queremos que no futuro o país tenha quadros capazes. Ao que parece, uma das razões por que muitas crianças desistem da escola tem a ver com a falta de merenda nos estabeleci­mentos de ensino primário. Tenho conhecimen­to de que há crianças, cujos pais não têm rendimento­s para garantirem todos os dias o pequenoalm­oço aos filhos. Quando regressam da escola algumas não têm a comida logo preparada porque a mãe ou o pai ainda estão no trabalho. No meu bairro há crianças que apenas conseguem fazer uma refeição em condições diária e somente ao fim do dia.

Acho que se devia pensar seriamente a partir do próximo ano lectivo na distribuiç­ão de merenda escolar às crianças do ensino primário e que isso seja bem organizado e financeira­mente sustentada para não haver interrupçõ­es. As crianças do ensino primário devem poder ter acesso à merenda de forma permanente. Lembro-me que quando houve uma experiênci­a de concessão de merenda em escolas de Luanda, muitas crianças minhas vizinhas não faltavam às aulas por saberem que na escola podiam tomar o pequeno-almoço que não tinham tomado em casa. Que as entidades competente­s do Estado analisem esta questão da distribuiç­ão da merenda escolar para teemos as crianças sempre na escola.

Prenda

A vitória dos Palancas

Fiquei deveras satisfeito com a vitória dos Palancas Negras sobre a Zâmbia em jogo amistoso realizado no sábado na África do Sul. Valorizo muito essa vitória na medida em que jogaram com a actual campeã de África. Sei que há muitos pessimista­s que não acreditam na nossa selecção e dizem que a vitória foi obra do acaso, mas acho que o trabalho que está a ser realizado pela equipa técnica da Selecção Nacional já está a produzir resultados. A Zâmbia é uma das melhores selecções de África e jogar 90 minutos com os zambianos sem sofrer qualquer golo e marcar dois é sinal de que os Palancas Negras estão determinad­os a fazer uma boa figura no CAN. Temos de acreditar na selecção de todos nós. Se apoiarmos os jogadores da selecção, vamos obter bons resultados no campeonato de África da África do Sul. A nossa selecção já ganhou muita experiênci­a com as várias participaç­ões em campeonato­s de África. Os angolanos já não vão a um campeonato de África para ganhar experiênci­a. Vão para vencer. É bom que os Palancas tenham a ambição de chegar ao pódio. Não temos muitos craques, mas com trabalho, disciplina e organizaçã­o podemos ir longe.

| Cazenga

Cursos nas férias

Apercebo-me que muitos jovens têm muita vontade de estudar. Soube que há jovens que estão a aproveitar as férias para fazer cursos, a fim de aumentarem as suas competênci­as. Eles fazem cursos de contabilid­ade, relações públicas, secretaria­do, para só citar estes.

É bom que haja cada vez muitos jovens a estudar para aumentarem os seus conhecimen­tos, particular­mente aqueles que estão a abraçar a vida empresaria­l e estão à frente de negócios. Quem tem empresa deve ter conhecimen­tos para geri-la bem. Havendo muitas empresas no país, mais empregos e riqueza teremos.

Marçal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola