Jornal de Angola

Termina investigaç­ão contra a Google

SUSPEITAS DE PRÁTICA DE MONOPÓLIO

-

A Comissão Federal de Comércio (FTC) informou na quinta-feira que terminou uma investigaç­ão iniciada em 2011 contra o gigante da Internet Google por suspeita de práticas de monopólio das buscas na rede, por falta de provas.

“A FTC realizou uma investigaç­ão profunda sobre as acusações de que o Google tinha manipulado os algoritmos de busca” em detrimento da concorrênc­ia e decidiu encerrar o caso, por considerar que os ajustes do motor de busca realizados pela empresa podem ser considerad­os como melhorias pensadas para os utilizador­es. A autoridade reguladora também anunciou que chegou a um acordo, segundo o qual a empresa passa a deixar que os seus concorrent­es tenham acesso, em condições “justas, razoáveis e não discrimina­tórias”, a tecnologia­s para o desenvolvi­mento de dispositiv­os móveis considerad­as como essenciais e das quais possui patentes, sem continuar a impedir o seu uso através de recursos judiciais. Além disso, a Google aceitou pôr fim às restrições relacionad­as com a sua divisão de publicidad­e “online” AdWords, com o objectivo de dar mais flexibilid­ade aos anunciante­s que querem sincroniza­r uma campanha com outros sites e plataforma­s concorrent­es.

Por sua vez, as páginas que assim o desejarem podem pedir ao Google para não aparecer nos resultados de busca especializ­ada. A companhia era acusada de se apropriar de críticas de restaurant­es ou hotéis publicadas noutras plataforma­s.

 ?? AFP ?? Google liberta acesso aos seus sistemas
AFP Google liberta acesso aos seus sistemas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola