Jornal de Angola

Alemanha influencia evolução económica

ZONA EURO

-

A contracção da actividade na Zona Euro caiu em Dezembro graças à Alemanha, que voltou a crescer, embora países como França, Itália e Espanha permaneçam afundados na recessão, afirmou o gabinete Markit, que elabora o índice PMI.

Publicado na sexta-feira, o índice Markit foi de 47,2 pontos na Zona Euro em Dezembro, levemente inferior ao de uma primeira estimativa e muito superior ao de Novembro (46,5).

Quando o índice supera os 50 pontos significa que a actividade cresce, e quando está abaixo mostra que ela se contrai.

Estes resultados “deixam antever uma possível atenuação da recessão atravessad­a pela Zona Euro”, afirma Chris Williamson, economista director do Markit.

De facto, “nas quatro principais economias da região, os índices PMI nacionais registaram, no mês de Dezembro os níveis mais altos em vários meses, o que demonstra que a contracção se desacelera em França, Itália e Espanha, e a actividade estabiliza na Alemanha”.

Neste último país, que detém a economia mais forte da Europa, o índice PMI foi de 50,3 em Dezembro, o seu nível mais alto em oito meses. Em Itália, o nível mais alto em 11 meses foi de 45,7, e em Espanha de 43,9, em nove meses, enquanto a França registou 44,6, em quatro meses.

 ?? AFP ?? Norte-americanos numa feira de emprego
AFP Norte-americanos numa feira de emprego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola