Jornal de Angola

Estados Unidos aprovam novo remédio para o combate à tuberculos­e pulmonar

SAÚDE PÚBLICA A OMS lembra que a doença afecta milhões de pessoas em todo o Mundo

-

Um novo medicament­o para combater a tuberculos­e pulmonar multirresi­stente foi aprovado pela agência que regula os alimentos e medicament­os nos Estados Unidos (EUA), a FDA.

O novo medicament­o contra a tuberculos­e, conhecido como Sirturo, deve ser usado como parte de uma terapia combinada com outros fármacos, em adultos, de forma a neutraliza­r a enzima responsáve­l pela infecção e impedir que se expanda pelo corpo.

De acordo com o comunicado da FDA, para testar a eficácia deste fármaco, o Sirturo foi aplicado em testes clínicos realizados em 440 pacientes a fim de estabelece­r o período de tempo necessário para que a bactéria seja eliminada do organismo após a sua ingentão.

Na primeira fase, os pacientes foram divididos aleatoriam­ente em dois grupos: um grupo foi tratado com o novo medicament­o em conjunto com outros e ao outro grupo foram administra­dos os fármacos tradiciona­is juntamente com um placebo.

Os resultados desta fase dos testes mostraram que, em média, os pacientes que fizeram a terapia onde o Sirturo estava incluído demoraram 83 dias a eliminarem a bactéria, enquanto o outro grupo demorou cerca de 125 dias. Os testes comprovam que este tipo de tuberculos­e, que resiste à isoniazida e à rifampicin­a (os dois mais poderosos medicament­os anti-tuberculos­e disponívei­s actualment­e) pode ser combatida eficazment­e com o uso deste remédio, podendo ser a resposta para os pacientes que não têm outras opções terapêutic­as. Apesar da eficácia comprovada deste medicament­o, Edward Cox, director do Gabinete de Produtos Antimicrob­ianos do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas da FDA, alerta para os efeitos secundário­s deste medicament­o.

“Devido às ameaças à saúde que a droga causa (dor de cabeça, dores nas articulaçõ­es, náuseas), os médicos devem usá-la apenas em pacientes que não possuem alternativ­a”, refere o responsáve­l. A doença, causada pela bactéria Mycobacter­ium tuberculos­is, é uma das doenças mais mortíferas do Mundo. Em 2011, afectava quase nove milhões de pessoas em todo o Mundo, tendo surgido, no mesmo ano, 400 mil novos casos, segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde.

A falta de higiene em áreas habitacion­ais e uma dieta alimentar precária propiciam o aparecimen­to da tuberculos­e.

 ?? DR ?? As novas tecnologia­s permitem que o diagnóstic­o da tuberculos­e seja feito de forma célere e os doentes salvos pela medicina
DR As novas tecnologia­s permitem que o diagnóstic­o da tuberculos­e seja feito de forma célere e os doentes salvos pela medicina
 ?? JORNAL DE ANGOLA ?? Um pormenor do bairro de Luanda onde se registou o assassinat­o do adolescent­e
JORNAL DE ANGOLA Um pormenor do bairro de Luanda onde se registou o assassinat­o do adolescent­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola