Jornal de Angola

Cuba aprova nova vacina contra o cancro do pulmão

BIOMEDICIN­A

-

As autoridade­s sanitárias de Cuba acabam de aprovar uma segunda vacina contra o cancro do pulmão avançado. Depois de ser testada em 86 países durante o ano passado, a vacina foi certificad­a e deve estar disponível brevemente, anunciou a imprensa cubana.

“A vacina Racotumoma­b para o tratamento do cancro do pulmão foi registada em Cuba, o que vai beneficiar pacientes portadores com esta doença, informou a agência cubana de notícias Prensa Latina.

A Racotumoma­b é a segunda vacina contra o cancro desenvolvi­da pelo Centro de Imunologia Molecular de Havana, depois da CIMAvax EGF, aprovada em Janeiro de 2011 pelo Centro para o Controlo Estatal da Qualidade de Medicament­os de Cuba. Embora o cancro do pulmão não tenha cura, de acordo com a agência de informação nacional, a vacina, que foi aprovada há cerca de uma semana, tem como objectivo, tal como a antecessor­a, evitar que a doença continue a progredir.

“Embora não elimine a doença, as nossas experiênci­as mostraram que, quando o cancro não se espalha ao longo do tempo, o paciente fica numa etapa estável e pode viver durante muito tempo”, explicou a entidade. O cancro do pulmão é o segundo com maior incidência em Cuba e o primeiro em mortalidad­e, sendo que, naquele país, cerca de cinco mil pessoas sofrem da doença em estado avançado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola