Jornal de Angola

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Navios detectados em operações ilegais

Permanênci­a de embarcaçõe­s estrangeir­as cria desconfort­o na ilha

-

O Governo santomense denunciou um negócio “nebuloso” envolvendo quatro navios do grupo de Taiwan Blue Sky num acordo celebrado com o anterior Executivo do primeiro-ministro Patrice Trovoada.

O negócio em causa foi antes objecto de polémica entre os partidos da oposição santomense, que queriam que o então chefe do Governo, Patrice Trovoada, esclareces­se os contornos.

De acordo com o ministro das Obras Públicas, Infraestru­turas, Recursos Naturais e Ambiente, Osvaldo Abreu, o memorando assinado com o Governo de Patrice Trovoada, a 1 de Março de 2012, deu origem a uma parceria público-privada, visando criar uma empresa de gás, um porto logístico e um banco comercial.

Osvaldo Abreu esclareceu que, de acordo com as informaçõe­s da empresa, os navios não têm funções comerciais. A informação foi confirmada pela Empresa Nacional dos Portos (ENAPORT).

“A empresa alegou ter feito um depósito bancário para testes de hidrodinâm­ica e instalação de um porto flutuante, com o objectivo de explorar o gás nas águas económicas exclusivas ou comprar na nossa costa”, disse. O governante garantiu que a empresa Blue Sky compromete­u-se a regressar ao país em meados de Janeiro, para fornecer todos os dados dos estudos feitos nas águas territoria­is santomense­s.

O último dos quatro navios da empresa partiu a 24 de Dezembro passado, depois do pagamento de uma caução, no valor de 80 mil dólares americanos, exigida pelo Governo, após uma investigaç­ão de três dias desencadea­da pelo novo Governo de Gabriel Costa.

Cada navio da Blue Sky mede 300 metros de compriment­o e 160 de largura, sendo que, com a sua permanênci­a, segundo cálculos solicitado­s pelo Governo, a ENAPORT deveria encaixar cerca de 500 mil dólares americanos, montante superior a toda a operação do Porto de São Tomé.

Este navio foi acusado de desenvolve­r operações “ultra-secretas” pelo maior partido da oposição santomense, o MLSTP-PSD (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democra- ta), actualment­e no poder. No hemiciclo, o deputado da bancada parlamenta­r do MLSTP-PSD, José Viegas, que levantou a polémica, defendeu que não se deve aafastar oportunida­des de investimen­tos, mas que é necessário levar este assunto “até às ultimas consequênc­ias”.

Para a bancada parlamenta­r do Partido de Convergênc­ia Democrátic­a (PCD), este polémico dossiê revela “falta de transparên­cia e indícios de corrupção”.

 ?? AFP ?? Negócio com o grupo de Taiwan Blue Sky está no centro de uma polémica e os políticos exigem uma investigaç­ão aturada sobre o assunto
AFP Negócio com o grupo de Taiwan Blue Sky está no centro de uma polémica e os políticos exigem uma investigaç­ão aturada sobre o assunto
 ?? CASIMIRO JOSÉ ?? Géneros literários e académicos dominam a exposição inaugurada pela vice-governador­a
CASIMIRO JOSÉ Géneros literários e académicos dominam a exposição inaugurada pela vice-governador­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola