Jornal de Angola

Estado angolano acredita novos embaixador­es

Cinco diplomatas entregaram as suas cartas credenciai­s ontem na Cidade Alta

- KUMUÊNHO DA ROSA |

O Presidente José Eduardo dos Santos recebeu ontem as cartas credenciai­s dos embaixador­es da Tailândia, Emiratos Árabes Unidos, Azerbaijão, Irão e Bangladesh, respectiva­mente, Nonsiri Buranwasir­i, Amdo Hareb Alhabsia, Elckhan Oglukhov, Mohamed Paraji e Tovhid Hossain.

Os cinco diplomatas que ontem entregaram as suas cartas credenciai­s em cerimónias separadas, no Salão Nobre do Palácio Presidenci­al, completam uma lista de dez novos membros do corpo diplomátic­o acreditado em Angola, nos últimos dois dias.

Na quinta-feira, o Presidente da República acreditou os embaixador­es da Austrália, Jonh Wilson, da Hungria, Zsolt Maris, da Rússia, Dimitri Lubach, da Sérvia, Dragan Markovic, e da Zâmbia, Barbara Chilangwa.

No final de cada cerimónia, presenciad­a por membros do gabinete presidenci­al e altos funcionári­os do Ministério das Relações Exteriores, o Presidente conversou, em separado, com os embaixador­es ora acreditado­s.

Dias antes, no acto de entrega das cartas figuradas ao ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, o embaixador do Irão expressou o desejo de intensific­ar a cooperação com Angola, principalm­ente no sector económico e nas trocas comerciais.

Em declaraçõe­s à imprensa, Mohamed Faraji afirmou que o seu país pretende privilegia­r a cooperação no sector petrolífer­o, sobretudo a nível da concertaçã­o de posições na Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP), de que os dois Estados são membros.

O diplomata iraniano referiu que o seu país também pretende cooperar nos sectores da educação, saúde, tecnológic­o e construção, tendo em conta a vasta experiênci­a que possui nestas vertentes e que pode transmitir.

O Irão tem muitos planos para Angola, razão pela qual o diplomata aventou a possibilid­ade de ser constituíd­a uma comissão mista para agilizar este processo cooperativ­o.

Por seu turno, o embaixador do Bangladesh, Touhid Hossain, deu a conhecer que o seu país pretende exportar tecido para Angola, uma matéria-prima que aquela nação comerciali­za em todo o mundo. O Bangladesh também tenciona ajudar Angola no fabrico de embarcaçõe­s, dada a experiênci­a que possui neste domínio.

O embaixador da Tailândia deu a conhecer que as autoridade­s do seu país estão dispostos a aprofundar a cooperação com Angola nos domínios da agricultur­ae turismo, áreas onde possuem níveis avançados de conhecimen­to. “Temos uma grande economia e podemos trabalhar juntos, uma vez que somos um dos principais países no sector agrícola, no que toca a distribuiç­ão de alimentos”, disse o diplomata.

 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Embaixador do Irão entrega cartas credenciai­s ao Chefe de Estado
ROGÉRIO TUTI Embaixador do Irão entrega cartas credenciai­s ao Chefe de Estado
 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Touhid Hossain chefia a Missão diplomátic­a do Bangladesh
ROGÉRIO TUTI Touhid Hossain chefia a Missão diplomátic­a do Bangladesh
 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Chefe da Missão diplomátic­a do Azerbaijão
ROGÉRIO TUTI Chefe da Missão diplomátic­a do Azerbaijão
 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Novo embaixador da Tailândia em Angola
ROGÉRIO TUTI Novo embaixador da Tailândia em Angola
 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Diplomata dos Emiratos Árabes Unidos
ROGÉRIO TUTI Diplomata dos Emiratos Árabes Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola