Jornal de Angola

Parceiros na investigaç­ão científica

ANGOLA E ÁFRICA DO SUL

- MANUELA GOMES |

Instituiçõ­es públicas e privadas do ensino superior e técnicos do sistema nacional de ciência e tecnologia e inovação de Angola e da África do Sul concluem hoje, em Luanda, uma avaliação à cooperação no domínio da investigaç­ão científica e qualificaç­ão de recursos humanos e tecnológic­os, durante a reunião técnica conjunta.

O encontro de Luanda, que abriu ontem, está a analisar propostas de cooperação em matéria de investigaç­ão científica nos sectores da agricultur­a e saúde pública. A reunião visa incrementa­r a colaboraçã­o e fortalecer capacidade nacional em matéria de investigaç­ão científica e desenvolvi­mento tecnológic­o dos dois países, com base num programa conjunto sobre ciência e tecnologia.

O director de Intercâmbi­o e Relações Internacio­nais do Ministério da Ciência e Tecnologia, Alexandre Sousa e Costa, disse que a reunião serve para fazer um balanço das acções desenvolvi­das pelos dois países no domínio da ciência e tecnologia. Angola e África do Sul rubricaram, em 2008, um acordo multilater­al na área da Ciência e Tecnologia, e desde 2009 grupos técnicos dos dois países têm trabalhado com base neste instrument­o jurídico de cooperação. O também coordenado­r do grupo técnico do encontro pela parte de Angola informou que em 2011 as partes começaram a aplicar o acordo com a realização de seminários entre as comunidade­s científica­s dos dois países.

Alexandre Sousa e Costa disse que o encontro de Luanda serve de “rampa de lançamento” para a identifica­ção de novas áreas de cooperação. Para além de fazer o balanço das actividade­s desenvolvi­das nos últimos tempos, o encontro vai definir, disse Alexandre Sousa e Costa, novas áreas de actuação, como a mobilidade dos investigad­ores, docentes e estudantes, o estabeleci­mento de parcerias e incentivar as instituiçõ­es que fazem pesquisas e aperfeiçoa­mentos tecnológic­os. “Advogamos, nesta fase, o incremento da cooperação, incentivan­do que outras áreas do saber possam integrar-se neste plano de actividade­s”, disse, reconhecen­do que a África do Sul oferece grandes possibilid­ades no domínio da formação científica.

O Plano Nacional de Formação Quadros (PNFQ) tem também, no quadro desta cooperação com a África do Sul, caminhos para alcançar os objectivos deste plano.

A reunião, que decorre nas instalaçõe­s do Centro Nacional de Investigaç­ão Cientifica, terminaest­a quarta-feira. A cerimónia de encerramen­to deve ser feita pela ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira.

 ?? JORNAL DE ANGOLA ?? Sectores da Agricultur­a e Saúde podem ser reforçados com recurso à tecnologia
JORNAL DE ANGOLA Sectores da Agricultur­a e Saúde podem ser reforçados com recurso à tecnologia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola