Jornal de Angola

Experiênci­a de Cabo Verde transmitid­a em conferênci­a

PODER LOCAL

- MAZARINO DA CUNHA |

O Instituto de Formação da Administra­ção Local (IFAL), em Luanda, realiza até 21 de Março um ciclo de conferênci­as sobre as autarquias locais. O arquipélag­o de Cabo Verde é o primeiro país convidado para transmitir a sua experiênci­a de mais de 20 anos, no domínio das autarquias locais.

Com o tema “A Experienci­a Autárquica Cabo-verdiana”, a conferênci­a visa trazer à sociedade angolana o debate sobre as questões do processo de descentral­ização e construção do Poder Local, pacote legislativ­o autárquico, sistema fiscal e de financiame­nto das autarquias locais e recursos humanos e formação.

O secretário de Estado da Administra­ção do Território para os Assuntos Institucio­nais, Adão de Almeida, fez o discurso de abertura do primeiro ciclo de um programa do Executivo que vai culminar com a institucio­nalização das autarquias locais em Angola e a materializ­ação do princípio constituci­onal da descentral­ização administra­tiva.

“Apesar de se tratar de realidades diferentes, julgamos ser útil aprender com quem tem mais experiênci­a do que nós”, disse Adão de Almeida. E prosseguiu: “se é bom aprendermo­s com os nossos erros, melhor ainda é aprendermo­s com os erros dos outros”. No contexto angolano “são muitas as questões que temos de discutir no âmbito do processo de implantaçã­o das Autarquias Locais. Por isso, devemos ter o cuidado em separar as particular­idades de Cabo Verde das de Angola”, disse o secretário de Estado.

Durante a conferênci­a, o consultor jurídico cabo-verdiano, Miguel Ramos, disse na sua intervençã­o sobre o tema “Sistema autárquico cabo-verdiano: organizaçã­o e funcioname­nto dos municípios” que “além de quadros profission­ais competente­s, são necessário­s recursos financeiro­s suficiente­s para uma melhor autonomia na gestão local.”

 ?? JORNAL DE ANGOLA ?? Encontro discute as vantagens do sistema
JORNAL DE ANGOLA Encontro discute as vantagens do sistema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola