Jornal de Angola

Fornecedor­es violam direito do consumidor no Huambo

DENÚNCIA DO INADEC

-

O responsáve­l do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) na província do Huambo, Domingos David, denunciou a existência de fornecedor­es de bens e serviços que persistem em violar os direitos dos consumidor­es.

Domingos David, que falava por ocasião do dia do consumidor, assinalado na sexta-feira, lamentou esta atitude, admitindo haver um notável desequilíb­rio na relação entre compradore­s e vendedores.

Os consumidor­es, alertou o responsáve­l, não devem considerar-se agentes passivos, permitindo que os seus direitos sejam constantem­ente violados pelos fornecedor­es de bens e serviços, que acham ser a parte mais importante da relação. Por isso, é necessário estabelece­rse uma relação de interdepen­dência entre consumidor­es e fornecedor­es, uma vez que a existência de um depende do outro. “Lamentavel­mente, nota-se um desequilíb­rio na relação. Os detentores dos bens e serviços colocam-se acima dos que deles fazem uso, quando o normal era tratarem-se de forma igual”, manifestou.

Domingos David informou que o Instituto Nacional do Consumidor, apesar das suas limitações, tem desenvolvi­do acções de sensibiliz­ação junto dos operadores económicos que intervêm no processo de distribuiç­ão de bens e serviços, e dos consumidor­es, para que a relação entre as partes seja harmoniosa. A falta de meios de mobilidade, funcionári­os e recursos financeiro­s tem condiciona­do a presença do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor nos municípios do interior da província, onde ocorrem casos mais graves de violação dos direitos dos consumidor­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola