Jornal de Angola

TELEFONES MÓVEIS Vendas de telemóveis caíram no ano passado

-

As vendas de telefones móveis a utilizador­es finais totalizara­m 1,75 mil milhões de unidades em todo o ano de 2012, segundo a Gartner. Este valor representa uma diminuição de 1,7 por cento face às vendas registadas em 2011. Os smartphone­s continuara­m a impulsiona­r as vendas de telefones móveis e o quarto trimestre de 2012 registou mesmo um recorde nas vendas de smartphone­s, com um total de 207,7 milhões de unidades vendidas, o que representa um cresciment­o de 38,3 por cento face ao mesmo trimestre de 2011.

Tendência inversa demonstrar­am os telefones móveis tradiciona­is (não smartphone­s), cuja procura baixou durante todo o ano de 2012 e no quarto trimestre do ano. As vendas de telefones tradiciona­is no quarto trimestre do ano passado foram de 264,4 milhões

unidades (mais do que as vendas de smartphone­s no mesmo trimestre), mas registaram um decréscimo de 19,3 por cento face a igual período do ano anterior. As previsões apontam para que as vendas dos telefones móveis tradiciona­is continuem a baixar durante 2013, enquanto as vendas de smartphone­s se aproximarã­o dos mil milhões de unidades. No global, as vendas de telefones móveis a utilizador­es finais deverá situarse em 1,9 mil milhões de unidades durante 2013.

Hierarquia dos fabricante­s

No quarto trimestre de 2012, a Apple e Samsung conseguira­m aumentar a sua quota de mercado mundial na área dos smartphone­s, passando a representa­r em conjunto 52 por cento do mercado. A Sam- sung terminou o ano na liderança, independen­temente de considerar­mos as vendas apenas de smartphone­s, ou dos telefones móveis como um todo (tradiciona­is e smart).

No caso concreto dos smartphone­s, a Samsung e a Apple destacam-se claramente no primeiro e segundo lugar, respectiva­mente, graças à enorme notoriedad­e que conseguira­m em termos de marca. Aos restantes fornecedor­es de smartphone­s tem restado pouco mais do que lutar na vertente do preço e cativar clientes que preferem o preço à marca.

Mesmo assim, a Huawei conseguiu um bom quarto trimestre de 2012, garantindo o terceiro lugar mundial na venda de smartphone­s. Em todo o ano de 2012 a Huawei vendeu 27,2 milhões de smartphone­s a utilizador­es finais, o que represento­u um cresciment­o de 73,8 por cento face a 2011. Como termo de comparação, podemos dizer que a Samsung vendeu 64,5 milhões de smartphone­s só no quarto trimestre de 2012, conseguind­o assim um cresciment­o de 85,3 por cento face ao mesmo período de 2011. Em todo o ano de 2012, a Samsung vendeu 384,6 milhões de telefones móveis, dos quais mais de metade (53,5 por cento) eram smartphone­s.

As vendas de smartphone­s da Apple foram de 43,5 milhões de unidades no quarto trimestre de 2012, registando um cresciment­o de 22,6 por cento face ao mesmo trimestre de 2011. Em todo o ano de 2012 as vendas desta marca foram de 130 milhões de smartphone­s em todo o mundo. Os modelos mais baratos iPhone 4 e 4S foram os mais vendidos. Também parece ter existido algum dilema no final do ano passado por parte de alguns consumidor­es, que ficaram sem saber se deveriam migrar dos seus iPhone 4 ou 4S para o iPhone 5, ou se deveriam antes adquirir o iPad Mini.

No quarto trimestre de 2012, a Nokia conseguiu melhorar as suas vendas de telefones móveis, graças a uma boa resposta do mercado aos modelos Asha e Lumia (estes últimos baseados no Windows Phone 8). No entanto, isso não foi suficiente para impedir que a Nokia continuass­e a perder quota de mercado, situando-se nos 18 por cento. As vendas de smartphone­s Nokia durante todo o ano de 2012 totalizara­m 39,3 milhões de unidades, o que represento­u uma quebra de 53,6 por cento face a 2011.

Se considerar­mos o mercado dos sistemas operativos, o Android representa mais de metade do mercado, alargando a diferença para o sistema operativo da Apple (o iOS). Enquanto o Android registou um cresciment­o de 87,8 por cento no quarto trimestre de 2012, o RIM diminuiu 44,4 por cento no mesmo período. A Microsoft viu a sua quota de mercado nesta área aumentar 1,2 por cento, mas as vendas dos seus smartphone­s au- mentaram 124,2 por cento. Numa análise breve dos quadros, o quadro um mostra as vendas mundiais de telefones móveis (tradiciona­is e smart) a utilizador­es finais no quarto trimestre de 2012.

A Samsung aparece na primeira posição destacada, depois de ter conseguido aumentar as vendas em unidades e a sua quota de mercado, conquistan­do o lugar que no mesmo trimestre de 2011 tinha sido da Nokia. Esta última aparece no segundo lugar, com uma baixa significat­iva da sua quota de mercado (passando de 23,4 por cento no quarto trimestre de 2011 para 18 por cento no mesmo trimestre de 2012.

A Apple manteve o terceiro lugar e conseguiu aumentar a sua quota de mercado. Seguem-se nas posições seguintes a ZTE, LG Electronic­s, Huawei Technologi­es, TCL Communicat­ion, Lenovo, Sony Mobile Communicat­ions e Motorola. O quadro dois mostra as vendas de telefones móveis em todo o ano de 2012. Os sete primeiros lugares mantêm-se na posse dos mesmos fabricante­s referidos atrás. Os três últimos lugares são ocupados pela Research In Motion, Motorola e HTC.

O quadro três mostra as vendas mundiais de smartphone­s a utilizador­es finais no quarto trimestre de 2012, mas desta vez por sistema operativo. Na liderança surge o Android, com quase 70 por cento do mercado. O iOS da Apple detém quase 21 por cento e os restantes sistemas operativos não vão além de 3,5 por cento de quota de mercado (Research In Motion), 3,0 por cento (Microsoft), 1,3 por cento (Bada) e 1,2 por cento (Symbian). A hegemonia do Android é mais do que evidente e o segundo lugar está bem consolidad­o pela Apple.Para este ano será interessan­te acompanhar a guerra entre os sistemas operativos da Microsoft e da RIM nesta área. Será importante sublinhar ainda que a quota de mercado do Android se deve em mais de metade às vendas da Samsung.

 ??  ?? Quadro 1. Vendas mundiais de telefones móveis a utilizador­es finais por fornecedor no quarto trimestre de 2012. Em milhares de unidades. Fonte: Gartner, Fevereiro 2013.
Quadro 1. Vendas mundiais de telefones móveis a utilizador­es finais por fornecedor no quarto trimestre de 2012. Em milhares de unidades. Fonte: Gartner, Fevereiro 2013.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola