Jornal de Angola

Cresciment­o de aplicativo­s móveis

-

Um estudo recente da empresa de análises de mercado Berg Insight apurou que o número de downloads mundiais de aplicações móveis duplicou em 2012 face ao ano anterior, atingindo 60,1 mil milhões de aplicações móveis importadas. Este número representa um cresciment­o de 29,5 por cento face a 2011. Os analistas da Berg Insight acreditam que este cresciment­o irá continuar e que os downloads anuais devem chegar aos 108 mil milhões de aplicações móveis em 2017.

No que se refere às receitas geradas com a importação de aplicações móveis, incluindo receitas indirectas e receitas publicitár­ias nas próprias aplicações, a Berg estima que foram de 6,4 mil milhões de euros em 2012. Mas em 2017 deverão ser de 14,1 mil milhões de euros.

A App Store da Apple lidera claramente este mercado quando consideram­os as receitas geradas pela importação de aplicações móveis. E deverá manter essa liderança até 2017, de acordo com os analistas da Berg. A Google Play e a Windows Phone Store deverão ocupar o segundo e terceiro lugares, respectiva­mente. O grande cresciment­o dos downloads de aplicações móveis registado em 2012 ficou a dever-se sobretudo à Apple App Store, à Google Play e a algumas lojas de aplicações de terceiros. Estas últimas ajudaram o sistema operativo Android a tornar-se a plataforma líder em termos de downloads de aplicações durante 2012.

No chamado mundo ocidental, muitas lojas de aplicações de terceiros têm vindo a sentir dificuldad­es de mercado. No entanto, estas lojas de terceiros são populares na China e noutros mercados onde a Google Play não se tornou a loja de aplicações por omissão nos equipament­os. A questão dos custos destas aplicações móveis tem pela frente alguns desafios nos merca- dos emergentes, mesmo quando se implementa­m estratégia­s de download gratuito das aplicações móveis através da inclusão de publicidad­e nessas aplicações.

As tendências mais importante­s no mercado das aplicações móveis são a popularida­de das aplicações gratuitas (em que não é preciso pagar para as importar) e o suporte multi-plataforma. Além disso, quem desenvolve estas aplicações também costuma incorporar cada vez mais funcionali­dades de carácter social, com alguns deles a criarem as suas próprias plataforma­s sociais, enquanto outros utilizam as redes sociais existentes para expandirem a base de utilizador­es e aumentarem a adesão.

As aplicações móveis representa­m inegavelme­nte uma oportunida­de global entre os produtos digitais, com a vantagem de uma distribuiç­ão à escala global praticamen­te imediata.

 ??  ?? A App Store da Apple lidera claramente este mercado quando consideram­os as receitas.
A App Store da Apple lidera claramente este mercado quando consideram­os as receitas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola