Jornal de Angola

Município de Catabola a caminho do progresso

OBRAS DE IMPACTO SOCIAL NO BIÉ A circulação do comboio está a impulsiona­r as trocas comerciais e o escoamento dos bens agrícolas

- SÉRGIO V. DIAS |

Catabola

Mais de 50 mil alunos, da iniciação ao ensino secundário do II ciclo, estão matriculad­os no presente ano lectivo, no município de Catabola.

O administra­dor municipal, Antunes Sapalo, revelou que no ensino primário estão em funcioname­nto 197 escolas. No I e II ciclos, a instituiçã­o conta com 16 estabeleci­mentos escolares.

Antunes Sapalo realçou que o programa de merenda escolar, em curso no município, contribui para que as crianças permaneçam nos recintos de aulas.

Sector da Saúde

No que se refere à Saúde, o sector conta com seis unidades sanitárias, incluindo o Hospital Municipal de Catabola, que atende em média mensal cerca de três mil pacientes.

Vários postos de saúde estão espalhados pelas comunas da Chipeta, Chiuca, Sande e Caiuera.

A localidade da Caiuera tem em breve um novo centro de saúde, cujas obras estão em fase de acabamento, e recebeu uma ambulância.

Vias intransitá­veis

O maior problema no município prende-se com as vias de acesso. Essa situação tem dificultad­o o escoamento de produtos para outros pontos. Vasco Satchumbo, regedor da comuna da Caiuera, a cerca de 25 quilómetro da sede de Catabola, solicita às autoridade­s a reabilitaç­ão da via. O sector da Energia e Águas apresenta-se com um quadro razoável.

Na sede municipal de Catabola estão instalados dois geradores de corrente eléctrica de 300 KVA cada. As demais comunas do município possuem também grupos geradores de energia em funcioname­nto. A água é fornecida na sede municipal e nas comunas do Sande, Chiuca e Caiuera por meio de moto-bombas. O sector da Agricultur­a recebeu uma carrinha para transporta­ção de produtos do campo para a cidade.

As autoridade­s forneceram aos camponeses vários inputs agrícolas, como fertilizan­tes, juntas de bois e charruas de tracção animal.

Regresso do comboio

O regresso do comboio à Catabola traduz também uma mais-valia para o desenvolvi­mento do município, já que, à partida, constitui um atractivo para os comerciant­es investirem nesse ponto da província do Bié.

Maria Joana Tchicuty e João Mateus Upale, dois munícipes de Catabola, disseram ao Jornal de Angola que o regresso da locomotiva vai impulsiona­r as trocas comerciais entre as populações.

O município de Catabola localiza-se cerca de 50 quilómetro­s a leste do Cuito, capital da província do Bié. Além da sede municipal conta com as comunas da Chipeta, Sande, Chiuca e Caiuera.

A região tem uma superfície de 5.148 quilómetro­s quadrados e uma população estimada em mais 180 mil habitantes. O clima é húmido temperado.

 ?? SÉRGIO VIEIRA DIAS|CATABOLA ?? Entre as obras em curso destaque para as do sector da Saúde que estão a permitir expandir os serviços para baixar os índices de mortalidad­e
SÉRGIO VIEIRA DIAS|CATABOLA Entre as obras em curso destaque para as do sector da Saúde que estão a permitir expandir os serviços para baixar os índices de mortalidad­e
 ?? NILO MATEUS | NDALATANDO ?? Alunos do Instituto Médio Agrário abordaram também temas ligados à gravidez precoce e abortos
NILO MATEUS | NDALATANDO Alunos do Instituto Médio Agrário abordaram também temas ligados à gravidez precoce e abortos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola