Jornal de Angola

A paternidad­e exige respeito e maturidade

HOJE É DIA DO PAI Uma data para reflectir sobre as responsabi­lidades da família e de toda a sociedade

- KÍLSSIA FERREIRA |

Hoje é Dia do Pai e além da festa, as famílias devem reflectir sobre os problemas da paternidad­e. Alberto Fundi, director-geral adjunto do Instituto Nacional da Criança (INAC), defende que para ser pai é necessária maturidade e responsabi­lidade. E os bons pais devem garantir uma boa educação, cresciment­o físico, mental e espiritual aos filhos.

Os pais antigament­e educavam os filhos na base do respeito, “hoje muitos cuidam dos filhos mediante a sentença que o Tribunal dita”. Os pais antigament­e passavam horas a trabalhar e nos momentos de descanso partilhava­m o seu tempo com a família, “hoje os pais têm outras atracções que danificam o ambiente do lar, por isso há uma grande necessidad­e de resgatamos os valores do passado porque estamos mediante um desvio de valores”.

A sociedade tem hoje muitos pais por acidente e “isso faz com que os filhos sejam indesejado­s. Quando chega o momento de assumir a paternidad­e fogem, isto é fruto do primeiro encontro ou de uma aventura que originou uma gravidez. Fugas à paternidad­e e à responsabi­lidade paternal são os casos que mais recebemos No Instituto Nacional da Criança”, disse Alberto Fundi.

Neste Dia do Pai, Alberto Fundi diz “aos verdadeiro­s pais” que os filhos devem ser registados logo que nascem. Durante a gravidez a criança já deve ter nome: “hoje a justiça já permite que a criança seja registada pela mãe e as Conservató­rias, se for necessário, deixam em branco a parte onde deve constar o nome do pai. “Através do registo a mãe pode apresentar uma queixa contra o pai nos casos da fuga às responsabi­lidades”, afirmou.

Um bom pai é aquele que garante todos cuidados aos seus filhos. Hoje já temos uma lei que sanciona as fugas à paternidad­e.

Damásio Alfredo Dinis Júnior é presidente da associação Rede Angolana dos Pais Pró-Mudança”. A instituiçã­o existe há quatro anos e surgiu através do Conselho Nacional da Família, para combater o fenómeno da fuga paternidad­e. Os casos que mais têm chegado à associação Têm a ver com a falta de reconhecim­ento da paternidad­e. Os conflitos muitas vezes surgem com a separação dos pais: “as mães não permitem que os pais visitem os filhos e eles por represália não cumprem as suas responsabi­lidades no que diz respeito à educação e prestação de alimentos”, disse Damásio Alfredo Dinis Júnior.

Cuidados com os filhos

Hoje que é Dia do Pai é preciso avisar toda a gente que todo o filho tem direito a pai, mãe e um nome. Damásio Júnior diz mesmo que os filhos podem levar os pais a Tribunal por não terem assumido a paternidad­e e processar as mães por lhes terem negado conhecer o pai. Hoje há dois tipos de pai, o natural e o social.

“Ser pai é um processo de aprendizag­em e a sociedade precisa de pais sociais que acompanhem os filhos em todos os momentos. Os pais muitas vezes esquecem as suas responsabi­lidades”, disse O Dia do Pai é comemorado a 19 de Março. Segundo a tradição da Igreja Católica, é neste dia que se celebra São José, marido de Maria, a mãe de Jesus Cristo.

A institucio­nalização da data é recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, devido à admiração tinha pelo seu pai, William Jackson Smart.

O interesse pela data difundiu-se pela cidade de Spokane e daí para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente Richard Nixon oficializo­u o Dia do Pai.

Segundo a tradição, no Dia do Pai as crianças costumam oferecer prendas simbólicas aos pais, como trabalhos manuais, músicas e poemas que fazem na escola. A família costuma reunir-se, muitas vezes com tios e avós para homenagear os pais da família.

No Dia do Pai, a melhor prenda é a que tem um significad­o afectivo. Um poema, uma música ou um desenho são a melhor demonstraç­ão de amor e carinho pelo pai. Mas os livros são sempre uma boa prenda.

 ?? JORNAL DE ANGOLA ?? Pais têm a obrigação de cuidar dos filhos desde os primeiros dias de vida e dar educação
JORNAL DE ANGOLA Pais têm a obrigação de cuidar dos filhos desde os primeiros dias de vida e dar educação
 ?? JOSÉ COLA ?? Director adjunto do Instituto da Criança
JOSÉ COLA Director adjunto do Instituto da Criança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola