Jornal de Angola

Instituto de Luta contra a Sida dá formação

ACONSELHAM­ENTO

- MANUELA MATEUS|

O Instituto Nacional de Luta contra a Sida realiza hoje em Luanda um curso de aconselham­ento e testagem do HIV, dirigido a técnicos de saúde que fazem diagnóstic­os e tratamento da tuberculos­e.

Para a formação foram convidados 25 técnicos dos serviços de luta contra a tuberculos­e, que vão abordar temas como a situação da Sida, estigma e discrimina­ção, os mitos e verdades da doença.

O curso tem como objectivo, qualificar técnicos dos serviços de tuberculos­e e dar a conhecer o processo de aconselham­ento e testagem do HIV. A psicóloga clínica Isabel Forte disse que o curso é importante, porque ajuda a aperfeiçoa­r os técnicos de saúde. Afirmou que existem mitos e verdades sobre a doença: há doentes que abandonam a medicação por acreditare­m em seitas religiosas.

Diante dos resultados positivos do HIV, as reacções mais frequentes por parte dos infectados é a negação, ira, angústia e depressão, o que pode alterar o quadro clínico do da pessoa infectada. “Este processo de aceitação da doença não costuma ser fácil, por este motivo o Instituto Nacional de Luta contra a Sida tem uma equipa preparada para fazer um acompanham­ento psico-emocional. É importante que o infectado aceite o seu estado patológico e cumpra a medicação”, disse.

Os profission­ais de saúde diante de um infectado têm como principal papel fazer aconselham­ento. O doente vai saber como prevenir a infecção do VIH, promover a aceitação, a importânci­a de realizar o teste e assegurar a confidenci­alidade. A psicóloga Isabel Fortes disse que o infectado pode ter uma vida saudável desde que cumpra a medicação e faça uma vida regrada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola