Jornal de Angola

Curiosidad­es O maior predador dos mares

-

O tubarão-branco é uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões. Um tubarão-branco pode atingir 7,5 metros de compriment­o e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos.

Os tubarões brancos caracteriz­am-se pelo seu corpo fusiforme e peso, em contraste com as formas espalmadas de outros tubarões. O focinho é cónico, curto e largo. A boca, muito grande e arredondad­a, tem a forma de arco ou parábola. Permanece sempre entreabert­a, deixando ver, pelo menos, uma fileira de dentes da mandíbula superior e uma da inferior, enquanto a água penetra nela e sai continuame­nte pelas brânquias. Se este fluxo parasse, o tubarão afogar-se-ia, por carecer de opérculos para regular a passagem correcta de água. Mas, ainda que os tivesse, afundarse-ia na mesma. Por não possuir bexiga natatória, vê-se condenado a estar em contínuo movimento para evitar afundar-se.

Durante o ataque, as mandíbulas abrem-se a ponto de a cabeça ficar deformada e fecham-se imediatame­nte de seguida, com uma força potente. Os dentes são grandes, serrados, de forma triangular e muito largos. Ao contrário de outros tubarões, não possuem qualquer espaçament­o entre os dentes, nem falhas. Pelo contrário, têm as mandíbulas repletas de dentes alinhados e igualmente capazes de morder, cortar e rasgar. Atrás das fileiras de dentes principais, este tipo de tubarão tem duas ou três a mais em contínuo cresciment­o, que suprem a frequente queda de dentes com outros novos e vão-se substituin­do por novas fileiras ao longo dos anos.

 ?? ARMANDO PULULO ??
ARMANDO PULULO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola