Jornal de Angola

Grupo Raiz di Djarmai já tem disco no mercado

ESTREIA DISCOGRÁFI­CA

-

O grupo de reggae Raiz di Djarmai, composto em maioria por artistas da cidade do Maio, em Cabo Verde e residentes nos Estados Unidos, já tem no mercado o seu primeiro trabalho discográfi­co com 15 faixas, disse à Inforpress o seu porta-voz, Djonne Santos.

O grupo foi criado em 2007 e, desde então, tinha a pretensão de gravar um disco. “Devido a vários constrangi­mentos, só agora foi possível colocá-lo no mercado, graças a um esforço enorme dos elementos do grupo”, afiançou Djonne Santos.

“Em 2007, estivemos de férias aqui na ilha e fomos convidados para animarmos o ‘Todo Maio Canta’ com uma música nossa. No fim, as pessoas gostaram e quando regressámo­s aos Estados Unidos apresentám­os essa música ao nosso actual produtor Djim Djob, que ficou impression­ado com a qualidade da música e, a partir dali, tudo começou e de uma forma mais a sério”, lembrou.

“Raiz di Djarmai foi o nome escolhido para o grupo, porque, na nossa música, falamos da nossa terra e como tudo gira à volta dela. Sendo filhos desta terra, temos amor a ela, por isso retratamos tudo que existe de bom, desde a nossa morabeza e encanto da sua natureza, enfim, a nossa visão de longe”, referiu.

Para o porta-voz do grupo, que já fez uma actuação ao lado de grandes nomes da música “reggae” como Barnning Spears, Peter Tosh e outros, a escolha do estilo tem a ver com o modo de vida e de ver o mundo dos elementos do grupo, constituíd­o por artistas que professam o “rastafari”.

Referindo-se à recepção do público, Djonne Santos adiantou que tem vindo a receber elogios dos maienses que já ouviram o CD, bem como da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos, além de amigos de outras nacionalid­ades, mesmo os que não entendem as letras, porque é tudo em crioulo de “Djarmai”. Neste momento, assegurou, o grupo não está muito preocupado com a questão comercial porque é sua intenção que as pessoas passem a conhecê-lo. Depois disso, vai apostar numa outra forma de divulgação, dado que quase todos os CD trazidos estão a ser oferecidos a amigos e conhecidos.

A apresentaç­ão oficial do CD é feita ainda este ano na ilha de Maio e, se possível, por ocasião da festa de município, caso o grupo seja convidado para o festival, prometeu. “Temos em mente regressar à ilha no verão para a apresentaç­ão oficial do nosso CD e gostaríamo­s que fosse por ocasião das festas do município (3 de Setembro). Caso não nos convidem, temos um plano de fazer isso aqui e nas outras ilhas para podermos ser conhecidos e, quiçá, participar no próximo CVMA (Cabo Verde Music Awords)”, concluiu.

 ?? DR ?? Grupo teatral cabo-verdiano recebe este mês uma distinção da Assembleia da Mindelact como reconhecim­ento do seu trabalho artístico
DR Grupo teatral cabo-verdiano recebe este mês uma distinção da Assembleia da Mindelact como reconhecim­ento do seu trabalho artístico
 ?? DR ?? A banda já dividiu o palco com Peter Tosh
DR A banda já dividiu o palco com Peter Tosh

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola