Jornal de Angola

Líder da rebelião pede cessar-fogo

-

O líder dos rebeldes curdos, Abdullah Ocalan, condenado a prisão perpétua na Turquia, indicou ontem a deputados curdos que o visitaram na prisão que, na quinta-feira, vai convocar os rebeldes do Partido dos Trabalhado­res do Curdistão (PKK) a decretar um cessar-fogo.

“Continuo a preparar-me para lançar um apelo no dia 21 de Março”, declarou Ocalan numa mensagem lida por um deputado de um grupo pró-curdo, o Partido pela Paz e a Democracia (BDP), Selahattin Demirtas.

“A declaração que farei será histórica”, disse Ocalan, acrescenta­ndo: “quero solucionar a qustão das armas rapidament­e”. O Estado turco realizou um diálogo com Ocalan no fim de 2012 para pôr fim a um conflito armado de mais de 30 anos.

Confirmada­s pelo primeiromi­nistro, Recep Tayyip Erdogan, as discussões com Abdullah Ocalan, detido sob regime de isolamento, foram lançadas no fim de Dezembro pelos serviços secretos turcos, com o objectivo de pôr fim aos combates entre as forças turcas e o movimento curdo no sudeste da Turquia, região de maioria curda.

Pela primeira vez desde a sua prisão, há 13 anos, Ocalan foi autorizado até ao fim de 2012 a receber visitas apenas da sua família e de advogados. Agora recebeu visitas de deputados do BDP.

Segundo a imprensa local, a expectativ­a é que, em troca do anúncio de cessar-fogo, a Turquia implementa­ria reformas que dariam mais direitos aos curdos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola