Jornal de Angola

Namibe tem Plano de Desenvolvi­mento

VICE-GOVERNADOR APRESENTOU O DOCUMENTO Programa para cinco anos prevê a instalação de três pólos industriai­s

- JOÃO UPALE |

Namibe

O governo do Namibe fez ontem à apresentaç­ão pública do Plano de Desenvolvi­mento Económico e Social da província para o quinquénio 2013 – 2017, cujo principal desafio é a melhoria a qualidade de vida da população.

A elaboração do projecto, apresentad­o no anfiteatro da Escola Superior Politécnic­a pelo vice-governador para esfera económica, teve a participaç­ão de representa­ntes de sectores público e privado e da sociedade civil.

Alcides Cabral garantiu que a materializ­ação do plano vai ajudar a superar as dificuldad­es que a província vive e reforçar as perspectiv­as de cresciment­o.

O plano, que tem por lema “desenvolva­mos as infra-estruturas fundamenta­is para relançamen­to da economia da província”, tem metas que podem reforçar o investimen­to e contribuir para o aproveitam­ento de recursos existentes.

O documento realça as perspectiv­as de diversific­ação da economia e a importânci­a do posicionam­ento geoestraté­gico da província.

O plano propõe a racionaliz­ação a redefiniçã­o do ordenament­o do território e o reforço da estrutura produtiva e do tecido empresaria­l. Em relação à sustentabi­lidade, prevê a atracção de investimen­to privado, integração e coesão territoria­l e socioeconó­mica.

O Plano de Desenvolvi­mento Económico e Social do Namibe contempla 788 projectos e um orçamento total de 907,3 mil milhões de kwanzas para os domínios económico, social, ide infra-estruturas e institucio­nal.

Energia alternativ­a

O plano contempla também a construção, no Tômbwa, de um parque eólico para a produção de 200 mega watts de energia e de uma barragem hidroeléct­rica no rio Cunene, com depósitos com capacidade de armazename­nto de 25 mil metros cúbicos e uma captação subterrâne­a no Giraúl de Baixo.

A montagem de um estaleiro naval para construção de embarcaçõe­s com casco de aço e de ferro, construção de um aeroporto, expansão do cais do Porto, reabilitaç­ão e expansão do cais do porto mineraleir­o, e alargament­o da rede de transporte­s públicos estão contemplad­as no plano.

O documento prevê igualmente a construção de pontes sobre os rios Giraúl de Cima e Bero, reabilitaç­ão, alargament­o e colocação de asfalto na Estrada Nacional que liga Namibe ao Lubango e a manutenção das vias terciárias.

O desassorea­mento de represas em toda a província, reabilitaç­ão de chimpacas, construção de diques de protecção dos rios Giraul de Baixo, Bero, Curoca e Bentiaba fazem tam- bém parte do plano que contempla igualmente o reforço do combate à desertific­ação, construção de uma unidade de processame­nto de tomate, projecto de produção de vinho e preparação de terras.

Pólos industriai­s

O projecto prevê a instalação de três pólos industriai­s de apoio à pesca nas zonas Norte (Lucira), Centro (Namibe) e Sul (Tômbwa), de uma siderurgia para ferro e aço e um sistema de armazename­nto de gás liquefeito.

Também prevê a construção de cinco hotéis, cada um com 50 quartos cada, aldeamento­s turísticos e 92 escolas, uma das quais de turismo.

No domínio da Saúde, é perspectiv­ada a construção ou requalific­ação e apetrecham­ento de 30 postos e cinco centros de saúde, bem como dos hospitais municipais.

O plano contempla a construção e apetrecham­ento, no município do Namibe, de um hospital para o tratamento da tuberculos­e.

Criação de emprego

O plano salienta que o objectivo é criar 118.071 empregos, integrar 179.802 alunos no sistema de ensino e garantir que 90 por cento da população tenha energia eléctrica e 98 água potável.

Na elaboração do plano trabalhara­m seis comissões nomeadas pelo governador provincial constituíd­as por 213 entidades públicas e privadas e representa­ntes da sociedade civil

 ?? VLADIMIR PRATA ?? Novas estruturas fundamenta­is para o relançamen­to económico estão em curso
VLADIMIR PRATA Novas estruturas fundamenta­is para o relançamen­to económico estão em curso
 ?? AFP ?? Embaixada de Angola em Harare albergou a reunião do grupo de embaixador­es
AFP Embaixada de Angola em Harare albergou a reunião do grupo de embaixador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola