Jornal de Angola

Angola organiza o balanço do referendo no Zimbabwe

ELEIÇÕES

-

O secretário executivo da SADC, Tomás Salomão participou ontem numa reunião do grupo de embaixador­es africanos residentes em Harare, organizada pela Embaixada de Angola naquele país, destinada ao balanço sobre o referendo à nova Constituiç­ão.

Perante os embaixador­es acreditado­s no Zimbabwe, Tomás Salomão elogiou a forma pacífica e ordeira como decorreu o referendo, que permitiu abrir o caminho para a realização de eleições.

Tomás Salomão sublinhou que vai efectuar um relatório sobre o referendo, para servir de instrument­o de trabalho à troika de facilitado­res do processo zimbabwean­o (Tanzânia, África do Sul e Moçambique).

Sem entrar em pormenores sobre o que vai escrever no relatório, o se- cretário executivo da SADC sublinhou que as autoridade­s zimbabwean­as têm que ter a sensibilid­ade necessária para evitar excessos de zelo nas zonas urbanas e rurais, numa alusão a uma acção das forças policias que na noite de domingo detiveram quatro elementos reunidos na sede do MDC, incluindo uma activista dos direitos humanos.

Estas detenções, já reconhecid­as pela própria polícia zimbabwean­a, foram explicadas como tendo sido feitas no âmbito do cumpriment­o de um mandato de captura contra aqueles elementos.

Ainda decorre a contagem dos votos relativos ao referendo à nova Constituiç­ão do Zimbabwe. Angola integrou o grupo de observador­es da SADC com uma delegação chefiada pelo embaixador Virgílio Faria.

 ?? ANDRÉ BRANDÃO ?? Capital da província do Kwanza-Norte está a receber novas infra-estruturas sociais
ANDRÉ BRANDÃO Capital da província do Kwanza-Norte está a receber novas infra-estruturas sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola