Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- ARMANDO PINTO| SILVANO LUCAS| ANTÓNIO PANZO|

Estamos no Março Mulher e penso que se devia prestar uma homenagem às mulheres zungueiras, que percorrem muitos quilómetro­s a pé para venderem os seus produtos. As zungueiras andam por toda a parte.

Qualquer um de nós já comprou um produto a essas mulheres que começam a trabalhar muito cedo e vão até à noite. Mas o que mais me admira são aquelas mulheres zungueiras que, além de venderem nas ruas da grande cidade de Luanda, ainda arranjam tempo par aprender a ler e escrever nas aulas de alfabetiza­ção.

Conheço uma zungueira que era analfabeta mas que hoje estuda a sexta classe. Ela vende de dia e vai à escola à noite. Essa zungueira diz que uma das coisas mais importante­s que fez na sua vida foi aprender a ler e a escrever.

Ela diz ainda que, depois de aprender a ler e a escrever, tem feito bons negócios e que não é enganada por ninguém. Quem sabe ler e escrever é uma pessoa que pode resolver os seus próprios problemas. Devemos respeitar todos os que trabalham com muito sacrifício para sustentar as suas famílias.

Rangel

Selecção acional

A Selecção Nacional de futebol vai jogar no próximo sábado com o Senegal na Guiné-Conakri para o mundial de futebol de 2014, no Brasil. Precisamos de ter a máxima confiança na nossa selecção.

O que se passou no CAN da África do Sul acaba por ser positivo, pois foi naquela prova que começámos a lançar uma nova equipa. Temos de enfrentar de cabeça erguida os novos desafios.

Angola tem jogadores capazes de fazer um bom resultado no jogo com o Senegal. Devemos ser optimistas. Em minha opinião, os futebolist­as angolanos têm capacidade para vencer em qualquer selecção de África.

Tenho conhecimen­to que há selecções de grande nível que não gostam defrontar os angolanos. E isso não é por acaso. Eles sabem que os Palancas Negras têm muito nível, e quando entram em campo é para ganhar os jogos.

Foi assim que fomos ao mundial da Alemanha, contra todas as previsões. Com uma equipa nacional modesta, Oliveira Gonçalves conseguiu em 2006 colocar o futebol angolano na maior competição futebolíst­ica do planeta.Que estejamos sempre ao lado da nossa Selecção Nacional nos momentos bons e maus. A selecção é de todos nós e deve merecer o nosso carinho.

Benguela

Biblioteca­s nas escolas

Agora que se fala muito em aumentar as competênci­as dos quadros, era bom que se promovesse a criação de biblioteca­s. Não basta termos bons professore­s no ensino médio e superior para formar bons quadros.

É necessário também que haja biblioteca­s a que os estudantes possam ter acesso aos livros, a fim de aumentarem os seus conhecimen­tos. Uma biblioteca com livros técnicos é indispensá­vel para quem faz investigaç­ão. É verdade que hoje temos acesso a livros de estudo via Internet, mas as biblioteca­s são indispensá­veis.

Já alguém escreveu neste espaço serem necessária­s biblioteca­s nos municípios. Acho uma boa ideia. Que os administra­dores municipais trabalhem no sentido de termos biblioteca­s em todos os municípios. É também importante que nas escolas públicas e privadas diferentes níveis, haja biblioteca­s.

Os hábitos de leitura devem começar nas do ensino básico. É nesse nível que fazem falta níveis adequados à idade dos alunos, não para aprofundar­em conhecimen­tos mas para ganharem o gosto pela leitura. Se abrirmos muitas biblioteca­s um dia fechamos as prisões.

Os encarregad­os de educação devem também ter o hábito de comprar livros para os seus educandos. Era bom que cada encarregad­o de educação comprasse um livro no mínimo por mês para as crianças. Costuma-se dizer que quem lê muito escreve bem.

Uíge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola