Jornal de Angola

Constituiç­ão foi aprovada

NOVA ERA NO ZIMBABWE

-

Os zimbabuean­os aprovaram a nova Constituiç­ão referendad­a no sábado, noticiou ontem o jornal “Herald”. A nova Lei Fundamenta­l permite a organizaçã­o de eleições ainda este ano no país.

O jornal informou que 3,36 milhões de eleitores votaram “sim” no referendo, contra 200 mil que rejeitaram o projecto constituci­onal. Quase seis milhões de pessoas estavam registadas para votar.

A Constituiç­ão aprovada reduz os poderes do Presidente da República e limita a eleição a dois mandatos de cinco anos.

Permite ainda que Robert Mugabe volte a ser candidato nas duas próximas eleições presidenci­ais. O texto elimina o cargo de primeiro-ministro, ocupado por Morgan Tsvangirai. Os primeiros resultados do referendo constituci­onal no Zimbabwe já indicavam a vitória do “sim” à nova Constituiç­ão em mais de 90 por cento.

A Comissão Eleitoral do Zimbabué lamentou que a fraca participaç­ão de eleitores.

Os observador­es da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) afirmaram que o referendo foi “pacífico e credível” e os EUA saudaram o desenrolar do referendo, que “contribuiu para a instauraçã­o da confiança no seio do povo do Zimbabwe e da comunidade internacio­nal”. O resultado agrada aos dois maiores partidos do Zimbabwe: Zanu-Frente patriótica, de Robert Mugabe, e MDC, de Morgan Tsvangirai.

 ?? AFP ?? Zanu-PF e Presidente da República Robert Mugabe apoiam a aprovação da Constituiç­ão
AFP Zanu-PF e Presidente da República Robert Mugabe apoiam a aprovação da Constituiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola