Jornal de Angola

Candidato Odinga insiste na “fraude”

ELEIÇÕES NO QUÉNIA

-

O candidato derrotado nas últimas presidenci­ais no Quénia, Raila Odinga, afirmou ter ganho o escrutínio com cinco milhões e 790 mil votos contra quatro milhões e 500 mil votos do seu adversário, Uhuru Kenyatta.

Ao defender a sua “tese” no Tribunal Supremo, que deve divulgar nas próximas horas a decisão sobre o seu recurso, Raila Odinga disse que os resultados da Comissão Eleitoral Independen­te apresentam “um milhão e 700 mil votos a menos que os apresentad­os pelos gabinetes dos governador­es”.

Odinga alegou que os resultados foram falsificad­os com cerca de um milhão e 700 mil votos a favor do rival e que o Tribunal Supremo “deve anular e declarar nulo todo o procedimen­to eleitoral que conduziu a esta proclamaçã­o”.

O primeiro-ministro cessante queniano acusa que o ficheiro eleitoral foi “gravemente falsificad­o”, o que “torna difícil dizer em que base a comissão anunciou a inscrição dos eleitores”. Raila Odinga, alega que durante o processo eleitoral “ocorreram várias irregulari­dades” e que “em muitos distritos o número total de votos recolhidos excede o número de pessoas que figuravam no registo eleitoral”.

A Coligação que lidera acusa a Comissão Eleitoral de “não ter feito um apuramento correcto dos votos” e documentos apresentad­os “não estavam assinados por oficiais da organizaçã­o”.

 ?? AFP ?? Barack Obama recebe líderes de países africanos cujas democracia­s considera “fortes”
AFP Barack Obama recebe líderes de países africanos cujas democracia­s considera “fortes”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola