Jornal de Angola

Cabo Verde tem o apoio para combater contrafacç­ão

-

Cabo Verde é um dos quatro países africanos beneficiad­os com a ajuda da União Europeia (UE) para melhorar o combate à lavagem de dinheiro resultante do tráfico de cocaína, no quadro de um projecto anunciado em Bruxelas pela Comissão Europeia envolvendo uma verba de 1,8 milhões de dólares.

Para além de Cabo Verde, o programa contra a lavagem de dinheiro destina-se a ajudar as autoridade­s judiciais do Gana, da Nigéria e do Senegal a melhorar os processos de investigaç­ão. Visa ainda aumentar a cooperação regional entre os países que integram a “Rota da Cocaína”, o trajecto usado por traficante­s de cartéis da América do Sul para introduzir droga na Europa.

A África Ocidental, região da qual faz parte Cabo Verde, foi apontada como o ponto mais crítico de tráfico ilegal de drogas no continente africano. O recente relatório do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e a Criminalid­ade (UNODC), apresentad­o em Abidjan em Fevereiro passado, diz ser particular­mente preocupant­e a possibilid­ade do tráfico na região poder proporcion­ar receitas a grupos armados, em particular a forças rebeldes no Sahel e ao grupo Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI).

Os dirigentes da África Ocidental não têm dúvidas de que o tráfico ilegal de drogas tem consequênc­ias devastador­as em vários domínios, pelo que é preciso adoptar medidas comuns na luta contra estas actividade­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola