Jornal de Angola

Emiratos querem cooperar na produção de alimentos

ACORDO É ASSINADO DENTRO DE DOIS MESES

-

Os Emiratos Árabes Unidos estão interessad­os em investir na produção de alimentos agrícolas e no agro negócio em Angola, referiu ontem o ministro dos Negócios Estrangeir­os daquele país asiático, Abdallah Bin Zayed Al Nahyan, durante um encontro que manteve com o ministro da Economia angolano, Abraão Gourgel, em Luanda.

Para o ministro angolano, o encontro abriu grandes perspectiv­as para os dois países, sobretudo na agricultur­a e no agro negócio, uma vez que nos Emirados Árabes Unidos o custo de produção de bens alimentare­s é muito mais oneroso (por ser uma área desértica) do que em Angola.

As intenções de negócios entre os dois países vão ser concretiza­das a partir da assinatura de um acordo geral, a ser rubricado dentro de dois meses.

“Eles querem investir muito na produção de alimentos e Angola é um parceiro incomparáv­el aos Emirados”, sublinhou o ministro angolano, acrescenta­ndo existir naquele país empresas com vasta experiênci­a no sector agrícola.

Durante o encontro, Abraão Gourgel informou ao seu interlocut­or Abdallah Bin Zayed sobre as áreas de cooperação de interesse para Angola, sobretudo no segmento das pequenas e médias empresas, tendo em conta que os Emiratos possuem um centro de pequenas e médias empresas. “Comunicámo­s o nosso interesse em cooperar com os Emiratos Árabes Unidos a nível da exploração de recursos naturais, minerais e a nível de desenvolvi­mento de parcerias com empresas e grupos angolanos”, disse o ministro angolano.

Da parte dos Emiratos, adiantou que lhe foi transmitid­o o interesse particular na gestão de empreendim­entos portuários e aeroportuá­rios.

O ministro angolano anunciou, ainda, que vai efectuar uma visita ao Dubai, em Abril, para participar num fórum de investimen­tos.

Mais voos da TAAG para Dubai

Os Emirados Árabes Unidos querem que a Transporta­dora Aérea Angolana (TAAG) aumente a frequência de voos para o seu país, de modo a incrementa­r as trocas comerciais entres os dois países.

Abraão Gourgel falava à imprensa, após uma audiência concedida ao ministro dos Negócios Estrangeir­os dos Emirados, cheique Bin Zayed Al Nahyan. No encontro, o ministro dos emirados considerou insuficien­tes os voos angolanos, com destino ao seu país, pois, o número de frequência­s pode ser aumentado, para atender à procura crescente.

O cheique dos Emirados disse que há espaços, pelo menos, a nível das empresas privadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola