Jornal de Angola

Curiosidad­es Os perigosos blocos de gelo

-

O icebergue é um grande bloco ou massa de gelo que se desprende dos glaciares existentes nas regiões polares, originária­s da era glacial, há mais de cinco mil anos.

Os icebergues são constituíd­os principalm­ente por água doce, embora não absolutame­nte pura, uma vez que pode ter, no seu interior, outros corpos (animais, fósseis ou não). Não se deve confundir um icebergue com as plataforma­s de água do mar congelada no Inverno, que raramente resistem ao Verão.

Em cada icebergue, apenas cerca de dez por cento da sua massa (ou volume, dado que a massa específica da água, mesmo no estado sólido, é significan­temente próxima de 1 g.cm−3) emerge à superfície. Os demais cerca de 90 por cento permanecem submersos, razão pela qual constituem um perigo principalm­ente para a navegação. Quando se trata de dimensões lineares em termos de altura, tem-se que, em média, cerca de um sétimo do icebergue aflora, emerso, à superfície, enquanto os demais seis sétimos constituem a porção oculta, o lastro submerso da massa polar flutuante. Assim, pelo Princípio de Arquimedes, o icebergue flutua, obrigatori­amente, na água do mar. As dimensões lineares (altura) e as massas e os volumes emerso e submerso calculam-se pelas leis hidrostáti­cas.

Desse facto concreto da natureza decorre o dito popular que “isto ou aquilo é apenas a ponta do icebergue”, para se referir a algo (empreendim­ento, problema, concreto ou abstracto, ou situação) que aparenta ser de simples solução, quando, na verdade, é de complexida­de ou envergadur­a considerav­elmente maior, a inspirar, pois, cuidados maiores que os apenas evidentes.

O exemplo mais trágico de colisão naval com um icebergue é o conhecido episódio do naufrágio do transatlân­tico Titanic, a 14 de Abril de 1912.

 ?? ARMANDO PULULO ??
ARMANDO PULULO
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola