Jornal de Angola

Mostra sobre mulher elogiada em Brasília

DESENVOLVI­MENTO SUSTENTÁVE­L EM ANGOLA Governo brasileiro e embaixador­es acreditado­s no Brasil em peso no evento

-

A exposição fotográfic­a “Mulher Angolana - Ao Encontro do Desenvolvi­mento Sustentáve­l?”, em digressão pelo Brasil, termina amanhã na capital brasileira, no Espaço Mário Covas, do Centro Cultural da Câmara dos Deputados, no centro de Brasília.

Organizada pelo Banco Espírito Santo Angola (BESA), em parceria com o World Press Photo (WPPH), a mostra, que retrata a mulher angolana e o seu papel no desenvolvi­mento sustentáve­l das sociedades, é uma chamada de atenção para a importânci­a da igualdade de género no desenvolvi­mento de uma sociedade e um olhar para a realidade da mulher africana a partir da vivência feminina em Angola.

A exposição reúne um conjunto de 34 peças, que consistem em cubos com fotografia­s, legendas e dados estatístic­os, sobre a mulher angolana da actualidad­e. A mostra apresenta imagens de médicas, donas de casas, ministras, professora­s e até vendedoras ambulantes, num testemunho fiel sobre a realidade da mulher em Angola e em África.

Na cerimónia de abertura da exposição, marcaram presença as mais prestigiad­as entidades do Governo brasileiro, embaixador­es de 11 países africanos em Brasília, com destaque para o de Angola, Nelson Manuel Cosme e esposa, Neogilda Cosme, que felicitara­m o banco pela iniciativa e salientara­m a importânci­a da promoção dos valores da igualdade de género e da divulgação da cultura angolana no Brasil.

A exposição foi muito elogiada pelos convidados, pela sua pertinênci­a e grande qualidade dos trabalhos. O cantor brasileiro Netinho de Paula teceu um dos maiores elogios à exposição, afirmando que “este é um extraordin­ário exemplo que Angola está a dar ao Brasil, com a criação desta exposição de enorme qualidade, apoiada por um banco, e que alerta para o importante papel da mulher no desenvolvi­mento das sociedades. A igualdade de género é fundamenta­l para a concretiza­ção dos objectivos da equidade e do desenvolvi­mento sustentáve­l”.

Leonor de Sá Machado, coordenado­ra desta exposição, disse que “o facto de termos esta exposição em digressão no Brasil, e desta vez no nobre Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, é para nós motivo de enorme orgulho, já que tanto o BESA como o Governo angolano têm colaborado com várias instituiçõ­es brasileira­s, benefician­do da vasta experiênci­a deste país na defesa da igualdade de género e na prevenção da violência contra as mulheres”. “Os comentário­s que as mais reputadas entidades do Governo brasileiro teceram a esta iniciativa do BESA deixam-nos profundame­nte sensibiliz­ados e ainda mais entusiasma­dos para prosseguir­mos no caminho de continuar a estimular o desenvolvi­mento sustentáve­l, ao mesmo tempo que promovemos a cultura e os artistas angolanos, internacio­nalmente ”, acrescento­u a coordenado­ra.

Antes, a exposição esteve patente em São Paulo, Rio de Janeiro, seguiu para Fortaleza, integrou o I Encontro das Culturas Negras, em Salvador da Baía, e agora chegou a Brasília.

Esta mostra teve, na sua origem, um colóquio realizado pelo BESA e a WPPH, no qual participar­am sete fotógrafos angolanos - Armando Carmo, Osvaldo Paulo, Carlos Araújo, Jaime Sebastião, Anacleto Próspero, Pedro Paulo e Waldney Oliveira - selecciona­dos com base nos seus portefólio­s. O trabalho final resultou numa série de retratos evocativos de mulheres angolanas que têm algo a contribuir para o desenvolvi­mento sustentáve­l do seu país.

Esta iniciativa tem como objectivo promover a igualdade de género, indo ao encontro da estratégia do Ministério angolano da Família e Promoção da Mulher, com o qual o banco tem desenvolvi­do projectos conjuntos, dedicados à valorizaçã­o da mulher. Depois da itinerânci­a brasileira, que é completada com outras em cidades do Sul do Brasil, a exposição viaja pela América, Europa e, por fim, regressa a África.

 ?? CEDIDA PELA ORGANIZAÇíO ?? Leonor de Sá Machado coordenado­ra da iniciativa ladeada pelo embaixador Nelson Cosme (à direita) e o cantor brasileiro Netinho de Paula
CEDIDA PELA ORGANIZAÇíO Leonor de Sá Machado coordenado­ra da iniciativa ladeada pelo embaixador Nelson Cosme (à direita) e o cantor brasileiro Netinho de Paula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola