Jornal de Angola

D. Mata Mourisca fala de renovação

- NICODEMOS PAULO

|Uíge

O bispo emérito da Diocese do Uíge, D. Francisco da Mata Mourisca, reconheceu que a Igreja Católica vive um período de mudanças profundas que vão conduzir à sua renovação espiritual e estrutural. Por isso, o Papa Francisco encontra, no seu pontificad­o, uma oportunida­de para o reforço e o melhoramen­to da evangeliza­ção dos povos.

O bispo disse ao Jornal de Angola que a origem do cardeal Jorge Mário Bergoglio, o novo Papa, não deve constituir motivo de relevância para o seu pontificad­o, tendo em conta a universali­dade da Igreja Católica.

“A sua origem é um factor secundário dada a universali­dade da Igreja Católica”, sublinhou o bispo emé- rito da Diocese do Uíge, reconhecen­do ser necessário sublinhar o facto de ser a primeira vez na histó- ria da Igreja que um cardeal sulamerica­no é eleito Papa. Em seu entender, um Papa oriundo da Améri- ca Latina serve de motivação para que a crença em Jesus Cristo continue a crescer no mundo inteiro.

D. Francisco da Mata Mourisca disse que a adopção do nome Francisco pelo Papa significa a elevação do amor pelos pobres, já que, nas Escrituras, São Francisco de Assis é uma figura histórica que tentou imitar Cristo na pobreza e no respeito à ecologia, por isso é designado o padroeiro dos ecologista­s.

“O mundo precisa, cada vez mais, do trabalho dos ecologista­s para que se mantenha habitável. A industrial­ização moderna está a destruir as condições necessária­s para a humanidade sobreviver. E o Papa, ao escolher o nome Francisco, está a demonstrar preocupaçã­o com o equilíbrio ecológico”, acentuou D. Mata Mourisca.

 ??  ??
 ?? NICODEMOS PAULO|UÍGE ??
NICODEMOS PAULO|UÍGE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola