Jornal de Angola

Angolanos constrõem pontes de paz

GONÇALVES MUANDUMBA FALA DA ESTABILIDA­DE EM ÁFRICA

- EDNA DALA e GABRIEL BUNGA|

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, afirmou que Angola pode servir de exemplo aos países onde a guerra ainda é uma realidade. Ao discursar na cerimónia de lançamento da “Campanha de Promoção da Cultura e da Paz”, Gonçalves Muandumba considerou que a paz é geradora de harmonia, desenvolvi­mento e progresso e deve ser preservada por todos.

Angola é uma referência e pode construir pontes de promoção da paz e da fraternida­de para o continente africano. “Por uma cultura de paz, entendemos um não à violência e um sim ao diálogo, à comunhão entre os povos, à promoção dos mais nobres valores”, afirmou o ministro.

Lançado pelo Conselho Nacional da Juventude de Angola, a campanha de promoção para a cultura da paz nas sociedades africanas vem juntar-se ao Fórum Pan-Africano para uma Cultura de Paz, que começou ontem em Luanda e termina amanhã. A directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, afirmou que a manutenção da paz é uma responsabi­lidade de todos. Só com a paz, disse, foi possível a construção de mais casas e escolas, com vista à formação do homem novo, que vai dar continuida­de à manutenção da cultura de paz.

A directora-geral da UNESCO também fez uma intervençã­o e afirmou que o futuro da humanidade está em África e incentivou os africanos a continuare­m a trabalhar pela manutenção da paz. Durante a cerimónia, que decorreu no Centro de Conferênci­as de Belas, foi apresentad­a uma peça teatral retratando a trajectóri­a de Angola até ao alcance da paz, com o Acordo de Abril de 2002, assinado no Luena. Na presença de membros do Executivo, deputados, entidades eclesiásti­cas e outras individual­idades, foi lida uma mensagem do Conselho Nacional da Juventude, onde os jovens reiteraram a disposição para a manutenção e preservaçã­o da paz.

Sociedade apoia

A sociedade civil em Angola participa na construção de uma cultura de paz no país, afirma Serra Bango, gestor do programa cidadania, transparên­cia e boa governação da Associação Justiça, Paz e Democracia. Serra Bango falou ao Jornal de Angola no âmbito do Fórum Pan-Africano sobre fundamento­s e recursos para uma cultura de paz, que decorre em Luanda. As ONG, disse, nas suas actividade­s passam mensagens de paz, de harmonia e de reconcilia­ção nacional. Dotam a população de ferramenta­s básicas para a solução de conflitos, o que permite a convivênci­a pacífica.

 ?? JOÃO GOMES ?? Várias individual­idades estiveram no Centro de Conferênci­a de Belas na cerimónia de lançamento da campanha de Cultura da paz
JOÃO GOMES Várias individual­idades estiveram no Centro de Conferênci­a de Belas na cerimónia de lançamento da campanha de Cultura da paz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola