Jornal de Angola

Fundo Europeu apoia a desminagem

SEMINÁRIO PARA ESPECIALIS­TAS DECORRE NO NAMIBE Dinheiro está a ser utilizado em operações em seis províncias

- JOÃO UPALE |

Namibe

Angola beneficiou de 20 milhões de euros do Fundo de Desenvolvi­mento Europeu para acções de desminagem. Deste montante, 16 milhões estão a ser utilizados por organizaçõ­es não-governamen­tais em operações em seis províncias.

Os dados foram revelados no Namibe, durante o seminário de qualificaç­ão de oficiais de ligação aos projectos de acção contra minas, que decorre até hoje com a participaç­ão de especialis­tas em desminagem.

No ano passado, os engenhos explosivos não detonados causaram a morte de seis pessoas e um ferido, informou a vice-governador­a para a área política e social. Maria dos Anjos Mahove referiu que a província do Namibe não escapou às atrocidade­s da guerra e tem 11 áreas suspeitas de minas e engenhos explosivos não detonados, sendo sete na comuna do Yona, município do Tômbwa e quatro no Bentiaba.

O seminário visou melhorar as práticas e suprir as necessidad­es de formação dos quadros, com vista a revitaliza­r o funcioname­nto das coordenaçõ­es provinciai­s do sector de acção contra as minas.

Maria Mahove lembrou que, desde 2005, altura da criação da Coordenaçã­o Nacional de Desminagem (CNDA), ocorreram no Namibe cinco acidentes com minas e engenhos explosivos, que envolveram pessoas e gado bovino. Um ocorreu em Maio do ano passado, na área da Raposei- ra, município do Namibe, que originou três vítimas mortais entre os quais crianças. Outro aconteceu em Julho de 2010, na área de Maty, comuna de Capangombe, município da Bibala, com duas vítimas mortais também crianças.

Em Fevereiro deste ano, na sede da comuna do Mamué, município de Camucuio, aconteceu outro acidente com um morto e um ferido. Maria Mahove que é a coordenado­ra provincial da acção contra minas real- çou que “os engenhos explosivos não detonados causaram mais vítimas na província, apesar do esforço das brigadas de desminagem das Forças Armadas na remoção e destruição de vários engenhos e esconderij­os descoberto­s com ajuda da Defesa Civil”.

A vice-governador­a defende mais esforços na educação sobre o risco de minas e o respeito pelas medidas de segurança. Na vertente económica, a vice-governador­a acres- centou que estão em curso actividade­s de desminagem integradas no projecto de exploração de petróleo na bacia do Namibe, que quando concluído, vai reforçar à estabilida­de económica e social do país e da província.

Nas várias províncias do país, milhares de hectares já foram limpos e estão a facilitar o desenvolvi­mento de projectos do Executivo. As reservas fundiárias tamém estão a ser alvos de intervençã­o.

 ?? JORNAL DE ANGOLA ?? Agentes estão a acelerar as operações de desminagem das áreas destinadas aos projectos do Executivo nas várias províncias
JORNAL DE ANGOLA Agentes estão a acelerar as operações de desminagem das áreas destinadas aos projectos do Executivo nas várias províncias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola