Jornal de Angola

Cidadãos nacionais detidos no Chitato acusados de auxílio à imigração ilegal

AUTORIDADE­S REFORÇAM O CONTROLO NA LUNDA-NORTE

- ARMANDO SAPALO |

Dundo

Dois cidadãos angolanos que facilitava­m a entrada de estrangeir­os ilegais no país, no município do Chitato, província da Lunda Norte, foram detidos, ontem, por agentes do Comando Provincial da Polícia Nacional, no âmbito de operações de rotina que visam diminuir os índices de violações da fronteira.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o porta-voz da corporação, superinten­dente chefe Leonardo Bernardo, disse que os estrangeir­os que entram clandestin­amente no território da Lunda-Norte contam com o auxílio dos comités de recepção, formados por cidadãos angolanos, que conhecem as zonas diamantífe­ras.

O Comando Provincial da Polícia Nacional adverte que a colaboraçã­o dos angolanos na promoção de acções para facilitar a imigração ilegal constitui uma ameaça à segurança e à soberania nacional e apela à sociedade, sobretudo às autoridade­s tradiciona­is, a denunciare­m casos de natureza criminosa ao longo da fronteira com a República Democrátic­a do Congo.

Leonardo Bernardo revelou que entre 13 e 19 deste mês de Março, no quadro da actividade operaciona­l de rotina efectuada pela Unidade da Polícia de Guarda Fronteira, para o combate à exploração e tráfico ilícito de diamantes, nos municípios do Lucapa e Cambulo, foram detidos 215 estrangeir­os ilegais, dos quais 211 são da República Democrátic­a do Congo. Foram registados 159 casos de tentativa de invasão da fronteira em situação ilegal.

Em coordenaçã­o com os órgãos do Ministério do Interior, a Polícia de Guarda Fronteiras­e o Serviço de Migração e Estrangeir­os procederam ao repatriame­nto de 215 estrangeir­os ilegais.

O superinten­dente chefe Leonardo Bernardo afirmou que o movimento migratório clandestin­o na província da Lunda-Norte está ligado à actividade da extracção e o tráfico ilícito de diamantes, com destaque para as zonas com grandes reservas do Estado. Como áreas de maior fluxo migratório, Leonardo Bernardo indicou a região da Bacia Hidrográfi­ca do Cuango, principalm­ente no Lola, Marcos 28 e 32, município do Cuango, e o Chitato, ao longo dos postos fronteiriç­os de Nachiri, Chissanda, Furtuna e na região do Cambuilo, sobretudo na zona Furi 3.

A maior parte dos imigrantes ilegais, esclareceu Leonardo Bernardo, é provenient­e das regiões do Cassai Ocidental: Cahemba, M’bandundu e Tempo, na República Democrátic­a do Congo.

 ?? JOÃO GOMES ?? Polícia de Guarda Fronteiras está a aprimorar a técnica para combater a ilegalidad­e
JOÃO GOMES Polícia de Guarda Fronteiras está a aprimorar a técnica para combater a ilegalidad­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola