Jornal de Angola

Autarquias devem avançar mas com sustentabi­lidade

SEMINÁRIO NA HUÍLA

-

As autarquias devem aparecer no momento certo, quando existirem garantias de sustentabi­lidade, pois o estado de desenvolvi­mento social e económico dos municípios constitui pressupost­o importante para o seu sucesso, considerou ontem, em Quilengues, o seu administra­dor municipal, Armando Vieira.

Em declaraçõe­s à Angop, à margem do seminário sobre “As autarquias - experiênci­a de Cabo Verde”, que decorreu no Lubango, Armando Vieira concordou que todos devem aderir ao processo, “mas com os pés assentes no chão, a começar pela promoção de acções capazes de esclarecer as administra­ções municipais e os gestores das administra­ções”.

Armando Vieira disse que é preciso estudar bem a situação para que quando se chegar à altura certa, o processo ser aplicado com e sustentabi­lidade. “Nesta altura as receitas locais ainda são insignific­antes e os recursos s do Orçamento Geral do Estado (OGE) continuam a ser o peso de todo este processo”, disse.

O administra­dor comparou a realidade cabo-verdiana à angolana e disse notar atraso neste processo. O administra­dor municipal dos Gambos, Elias Sova, considerou que para a institucio­nalização das autarquias é preciso realizar alguns estudos, “porque Angola está ainda atrasada neste aspecto”.

A experiênci­a de Cabo Verde deu algumas mostras do que deve ser adoptado ou não para a efectivaçã­o do processo, “mas ainda há que estudar outros exemplos, porque alguns municípios não têm condições para arrancar”, declarou Elias Sova.

 ?? JOÃO KATOMBELA|LUBANGO ?? Representa­nte de Cabo Verde transmitiu a experiênci­a do seu país nas autarquias locais
JOÃO KATOMBELA|LUBANGO Representa­nte de Cabo Verde transmitiu a experiênci­a do seu país nas autarquias locais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola