Jornal de Angola

Suicidas talibãs matam polícias durante visita de John Kerry

-

Homens-bomba talibãs mataram ontem pelo menos cinco polícias no leste do Afeganistã­o, disseram as autoridade­s, num ataque que coincidiu com a visita ao país do secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

O ataque, com três horas de duração, foi realizado antes do amanhecer num complexo da polícia em Jalalabad, a maior cidade do leste do Afeganistã­o. A operação marcou o início da época de combates da Primavera, no 11º ano da guerra.

Um dos combatente­s detonou um carro carregado de explosivos na entrada do complexo da Polícia Nacional Afegã, numa tentativa de abrir caminho para outros invadirem o local, disse o chefe da polícia provincial, Amin Sharif.

“Três homens-bomba accionaram os seus coletes explosivos e cinco foram mortos a tiro”, disse o oficial à Reuters, acrescenta­ndo que cinco polícias foram mortos e quatro ficaram feridos.

Amin disse que os agressores estavam armados com lança-granadas e metralhado­ras ligeiras, e tiveram uma batalha de três horas com as forças de segurança afegãs. Seis civis ficaram feridos.

Kerry estava em Cabul para discutir a transferên­cia da segurança para as forças afegãs, enquanto a maioria das tropas de combate lideradas pela OTAN se prepara para deixar o país até ao final do próximo ano.

O porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, reivindico­u a responsabi­lidade pelo ataque numa mensagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola