Jornal de Angola

União Europeia reduziu sanções

-

A União Europeia reduziu as sanções impostas ao Governo do Zimbabwe depois de Harare ter aprovado por referendo uma nova Constituiç­ão que limita os poderes do Presidente da República.

A comissária de Relações Exteriores da União Europeia anunciou que os 27 países da organizaçã­o continenta­l vão suspender “imediatame­nte as sanções contra oito entidades e 81 indivíduos zimbabuean­os”.

Catherine Ashton disse que o Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, e os principais comandante­s da Polícia e do Exército continuam na lista agora reduzida a dez indivíduos e duas empresas.

“Alguns importante­s criadores de decisão permanecem sujeitos a medidas restritiva­s até à realização de eleições pacíficas, transparen­tes e dignas de crédito”, afirmou a comissária da União Europeia.

A comissária Catherine Ashton afirmou que a decisão “está de acordo com o discurso recente da diplomacia europeia”, segundo o qual “o Zimbabwe deve ser recompensa­do por manter o ritmo das reformas”, mas referiu que “a pressão tem de ser mantida para o processo continuar a avançar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola