Jornal de Angola

Grupo francês vendeu negócio de água à China

PORTUGAL

-

O grupo francês Veolia Water anunciou, em comunicado, ter vendido ao Beijing Enterprise­s Water a subsidiári­a em Portugal Veolia Água por 95 milhões de euros, 11,8 mil milhões de kwanzas.

Com esta venda à Beijing Enterprise­s Water Group, líder de sistemas de tratamento de água na China, o grupo francês, que em Portugal operava através das empresas Compagnie Générale des Eaux Portugal (CGEP), Águas de Valongo e Águas de Paredes, deixa de ter qualquer actividade no país.

Esta operação de venda enquadra-se no plano estratégic­o da Veolia Water destinado voltar a centrar as operações do grupo nas zonas geográfica­s e nas actividade­s principais e proceder também à redução do endividame­nto.

Este negócio, assessorad­o pelo banco BBVA Corporate Finance, é desde 2009 o de maior dimensão no sector das águas na Península Ibérica e o maior do ramo em Portugal desde 2008. Também é e o maior de um investidor chinês na área das áreas na Península Ibérica.

A somar a isto, esta é a segunda transacção do sector na Europa desde o início de 2013 e a terceira feita por um investidor da China no sector europeu desde 2012.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola