Jornal de Angola

Comité monetário mantém os juros

ORGANISMO DO BANCO CENTRAL Decisão devida ao desempenho dos indicadore­s do mês de Fevereiro

-

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu manter a taxa de juro básica em 10 por cento, anuncia um comunicado emitido no fim da reunião mensal daquela instância.

O comunicado do CPM refere que a decisão tem em conta os indicadore­s macroeconó­micos dos 30 dias precedente­s, que incluem a evolução recente e as perspectiv­as para a economia angolana, da região SADC e internacio­nal.

A instância anunciou também ter igualmente mantido a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 11,25 por cento ao ano e a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 1,25 por cento ao ano.

O texto indica que em Fevereiro a taxa de inflação mensal se situou em 0,82 por cento face a 0,61 registada em Janeiro e a 0,69 no período homólogo de 2012.

O documento nota que a taxa de inflação dos últimos 12 meses registou um ligeiro aumento, tendo passado de 8,90 para 9,04 por cento.

As classes de “Alimentaçã­o e Bebidas Não-Alcoólicas”, “Vestuário e Calçado” e “Hotéis, Cafés e Restaurant­es” foram as que registaram maiores variações em Fevereiro, com 1,06, 0,88 e 0,80 por cento.

A taxa de juro LUIBOR fixou-se em 6,2 por cento ao ano, enquanto nas maturidade­s de três e 12 meses, se situou em 8,85 e 10,24.

O documento revela que em Fevereiro o crédito à economia manteve a tendência de cresciment­o, atin-

Comité de Política Monetária decidiu manter os juros por verificar tendências positivas na evolução económica gindo 16,42 por cento nos últimos 12 meses; A taxa de câmbio média de referência do kwanza em relação ao dólar situou-se em 95,962, mantendo-se a estabilida­de cambial no mercado primário.

O CPM afirma ter registado “com satisfação” o nível de estabilida­de dos mercados face a introdução de algumas medidas por parte do BNA, entre as quais se conta a aplicação do programa relativo à nova família de notas e moedas do kwanza.

Mercado cambial

O banco central angolano revelou, também que na semana entre 18 e 22 de Março vendeu divisas ao sistema bancário no montante de 400 milhões de dólares, perto de 40 mil milhões de kwanzas. A taxa de câmbio média de referência de venda do kwanza face ao dólar no final daquele período foi de 96,219.

O BNA anunciou que para a regulação de liquidez realizou operações de mercado aberto de venda de títulos com acordo de recompra no montante de 15,4 mil milhões de kwanzas a 63 e 182 dias. As taxas de juro médias apuradas nas operações de absorção situaram-se entre 3,50 e 5 por cento ao ano.

No mercado interbancá­rio os bancos realizaram entre si cedências de liquidez “overnight” sem garantia de títulos no montante de 217,5 mil milhões de kwanzas, cerca de 24,7 por cento menos do que o volume de transacçõe­s da semana precedente, quando foram de 289 mil milhões. O volume médio diário das transacçõe­s foi de 43,5 mil milhões de kwanzas.

A LUIBOR “overnight” (um dia) no último dia da semana passada, apurada com base nas cedências de liquidez entre os bancos comerciais, foi de 6,16 por cento ao ano, igual à apurada no último dia da semana precedente.

A LUIBOR para as maturidade­s de 30, 90, 180, 270 e 360 dias situou-se em 8 por cento, 8,89, 9,38, 9,77 e 10,23 ao ano e registou variações entre 0,01 e 0,05 por cento face à semana anterior, informou um comunicado publicado no sítio da instituiçã­o.

 ?? JORNAL DE ANGOLA ??
JORNAL DE ANGOLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola