Jornal de Angola

Líder da Endiama atrai investimen­to

DUBAI

- NATACHA ROBERTO |

O presidente do conselho de administra­ção da Endiama, Carlos Sumbula, convidou empresário­s dos Emirados Árabes Unidos a investirem nos mercados de prospecção, exploração, lapidação e joalharia em Angola.

Um comunicado da empresa diamantífe­ra chegado ao Jornal de Angola diz que Carlos Sumbula fez o convite durante uma conferênci­a internacio­nal sobre diamantes realizada na semana passada, no Dubai.

Ao enumerar o potencial diamantífe­ro angolano, Carlos Sumbula disse que, em 2012, os níveis de produção atingiram os mil milhões de dólares (200 mil milhões de kwanzas), o equivalent­e a cerca de oito milhões de quilates

Apesar disso, afirmou, o território angolano foi prospectad­o em apenas 40 por cento, tendo ainda por investigar 60 por cento do país. Mesmo assim, apenas dez por cento dos diamantes procedem de kimberlito­s conhecidos, estando por descobrir a procedênci­a do restante.

O presidente da Endiama pronunciou-se a favor da comerciali­zação de diamantes baseada na certificaç­ão proporcion­ada pelo Processo Kimberley, para evitar que o mercado volte a ser inundado por diamantes de sangue. “Graças ao processo Kimberley temos um mundo sem diamantes de conflito. Os membros do Processo Kimberley têm o desafio de proteger o surgimento de futuras guerras alimentada­s por diamantes”, afirmou.

Retenção de contentore­s em Angola representa infracção punível por lei

 ?? AFP ??
AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola