Jornal de Angola

Mercado de emprego é deficiente

- MARCELO MANUEL |

Ndalatando

O director provincial da Assistênci­a Pública, Emprego e Segurança Social do KwanzaNort­e, Pedro João Fula, defendeu ontem em Ndalatando a aplicação de uma formação profission­al dos jovens assente em princípios e mecanismos legais que assegurem o primeiro emprego.

Pedro Fula, que falava à margem da abertura do novo ciclo lectivo no Centro de Formação Profission­al de Ndalatando, sublinhou que a oferta do primeiro emprego está entre os direitos fundamenta­is dos jovens garantidos pela Constituiç­ão e a legislação laboral. Este ano, indicou, foram inscritos mais de mil candidatos nos centros de formação profission­al da província do Kwanza-Norte, 825 dos quais foram apurados.

Segundo Pedro Fula reafirmou a preocupaçã­o do Estado em relação à formação dos mais jovens e considerou que os cursos de formação profission­al são uma boa via de mediação entre o mercado de trabalho e os jovens que procuram o primeiro emprego. No entanto, considerou ainda deficiente o mercado de emprego na criação de postos de trabalho e inserção de jovens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola