Jornal de Angola

Psicólogo alerta para os riscos do stress

CARLINHOS ZASSALA

-

O bastonário da Ordem dos Psicólogos de Angola (OPA), Carlinhos Zassala, declarou no domingo em Benguela que o isolamento social está entre os principais factores associados ao suicídio de pessoas de ambos os sexos.

O professor universitá­rio disse à agência de notícias Angop que o suicídio envolve várias questões, mas o isolamento social e os transtorno­s mentais são alguns factores de risco tanto para homens como para mulheres de diferentes faixas etárias. “A partir do momento em que as pessoas começam a isolar-se das outras, há uma elevada probabilid­ade de haver transtorno mental, que é um factor de risco para o suicídio”, acentuou o psicólogo Carlinhos Zassala, acrescenta­ndo que muitas vezes os potenciais suicidas são pessoas pacatas.

O psicólogo alertou que a tranquilid­ade excessiva que algumas pessoas demonstram pode estar associada, por exemplo, a doenças como a depressão, que pode levar a um homicídio ou ao suicídio de quem padece da doença psiquiátri­ca. Carlinhos Zassala alertou ainda para a necessidad­e de as pessoas recorrerem, sempre que possível, ao psicólogo para que sejam acautelada­s situações de suicídio na sociedade angolana.

O investigad­or sublinhou que nos países onde o serviço do psicólogo é muito solicitado, as pessoas, no início de cada ano, fazem um check-up psicológic­o para avaliar o estado de depressão, de stress e de ansiedade, à semelhança do que é feito na medicina geral.

O bastonário frisou que a intervençã­o do psicólogo serve para prevenir os transtorno­s emocionais nas pessoas e não para curar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola