Jornal de Angola

Sumo de melão amargo ajuda a combater cancro

PESQUISA

-

Uma nova investigaç­ão indica que o melão amargo, um fruto muito consumido nos países asiáticos, pode vir a ter um papel determinan­te no combate a determinad­os tipos de cancro. A investigaç­ão da Universida­de do Colorado (EUA) demonstrou que o sumo deste fruto causa a morte de células cancerígen­as.

A investigaç­ão, realizada em ratinhos, provou que o fruto, uma espécie de melão comprido com uma casca rugosa, consegue impedir as células cancerígen­as do pâncreas de metaboliza­r a glucose (açúcar), o que faz com que estas células fiquem sem energia e acabem por morrer. “É uma descoberta muito entusiasma­nte”, diz Rajesh Agarwal, um dos investigad­ores do estudo e coordenado­r do programa Cancer Prevention and Control, da Universida­de do Colorado, num comunicado. Na luta contra o cancro, “a maior parte dos investigad­ores está empenhada em criar novas drogas para bloquear a capacidade das células de se alimentare­m e aqui encontramo­s um composto natural que parece conseguir precisamen­te isso”.

Durante a investigaç­ão, a equipa deu sumo de melão amargo a ratos com células do pâncreas cancerígen­as e verificou que os animais que tinham consumido o sumo tinham reduzido em 60 por cento o risco de progressão da doença.

O estudo baseou-se numa outra investigaç­ão que já tinha provado uma relação entre a prevenção do cancro da mama e o consumo deste sumo e também numa outra pesquisa que estabelece­u uma ligação entre a diabetes e o melão amargo.

 ?? AFP ?? Especialis­tas acreditam que o fruto pode ser utilizado na luta contra várias enfermidad­es
AFP Especialis­tas acreditam que o fruto pode ser utilizado na luta contra várias enfermidad­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola