Jornal de Angola

Huambo garante condições para início do censo piloto

INSTITUTO DE ESTATÍSTIC­A

-

A directora do Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) na província do Huambo, Eurásia Demba, garantiu ontem que estão criadas as condições técnicas e humanas para o arranque, no dia 16 de Maio, do censo piloto.

Eurásia Demba informou que em Fevereiro foram nomeados os grupos técnicos e neste momento estão a ser ajustadas as estratégia­s que vão permitir a realização do censo piloto com sucesso. O processo vai decorrer nas comunas do Hengue e Luvemba, no município do Bailundo, e vai durar aproximada­mente um mês. Em Abril vai começar o processo de formação dos grupos técnicos. Eurásia Demba esclareceu que o censo piloto serve de an- tecâmara ao censo geral que acontece em 2014. O censo piloto vai ocorrer nas províncias do Cunene, Kuando-Kubango, Kwanza-Norte, Huambo, Luanda, Uíge e Namibe.

O Executivo está empenhado na preparação do Recenseame­nto Geral da População e Habitação, uma operação completa de recolha, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográfic­os e socioeconó­micos num período específico de todas as pessoas residentes e das habitações existentes no país. A realização do censo vai ser determinan­te para se saber exactament­e a estrutura da população e da força de trabalho, a sua distribuiç­ão geográfica e as áreas de investimen­to prioritári­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola