Jornal de Angola

Associação de mulheres pede protecção à vítima

- ARCÂNGELA RODRIGUES |

O Ministério da Família e Promoção da Mulher, em parceria com a Associação das Mulheres Juristas de Angola, realizou ontem, em Luanda, um seminário sobre “O papel das mulheres juristas no acesso das vítimas de violência à justiça”.

O objectivo foi sensibiliz­ar a sociedade para a mudança de atitudes e práticas negativas que compromete­m o desenvolvi­mento equilibrad­o no género, reflectir sobre os acontecime­ntos da violência doméstica e o acesso das vítimas à justiça.

A actividade serviu também para analisar e partilhar as boas práticas da Associação das Mulheres Juristas na prevenção e tratamento dos casos de violência.

A secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Neto, afirmou no discurso de abertura que a violência doméstica baseada no género é um assunto complexo que preocupa todos os países onde é praticada.

Ana Paula Neto referiu que a violência doméstica é uma das graves violações dos direitos humanos que compromete a produtivid­ade, reduz o capital humano e afecta o cresciment­o económico. A secretária de Estado disse ainda que o Ministério da Família e Promoção da Mulher tem registado vários casos de violência económica e laboral onde a maioria das vítimas são mulheres trabalhado­ras.

“Em 2012 foram registados 10.700 casos dos quais 7.000 de violência física, 1.200 de violência sexual”, realçou Ana Paula Neto. Salientou que existe a preocupaçã­o política para reforçar a coordenaçã­o e a execução das prioridade­s no combate à violência de género, a todos os níveis.

“Os esforços de mobilizaçã­o de recursos permitiram a criação de centros de aconselham­ento familiar nas 18 províncias e casas para protecção das vítimas de violência”, disse Ana Paula Neto.

A representa­nte da Associação das Mulheres Juristas de Angola, Isabel Maiato, disse que o papel da associação é aconselhar e dirigir as vítimas de violência doméstica aos órgãos competente­s, a fim de cuidarem dos seus processos.

A jurista Isabel Maiato anunciou na conferênci­a que “usamos clínicas móveis onde oferecemos serviços gratuitos, semanalmen­te”.

Agentes da Polícia Nacional desmantela­ram grupos de marginais em Luanda

 ??  ??
 ?? EDUARDO PEDRO ??
EDUARDO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola